App para crianças estrangeiras aprenderem japonês é destaque na mídia

Universidade lança aplicativo gratuito para aprendizado de kanji voltado para crianças do shogakko.

Criança usando o smartphone e telas do app (ilustrativa, Apple Store)

O número de alunos que necessitam do ensino da língua japonesa nas escolas públicas de ensino fundamental, médio e superior vem aumentando ano a ano e, de acordo com pesquisa publicada pelo Ministério da Educação, Cultura, Esportes, Ciência e Tecnologia em 18 de outubro de 2022, há 58.307 estudantes que necessitavam do ensino do japonês, um aumento de 14% em relação ao ano anterior. As crianças de origem estrangeira lutam diariamente para entender e aprender japonês, e também há preocupações de que a recente pandemia tenha restringido muito as oportunidades de aprendizado.

Publicidade

Para auxiliar nesse problema, a Universidade de Idiomas Estrangeiros de Tóquio (Tokyo Gaikokugo Dagaku) lançou um app gratuito chamado “Tafu Marurin”. O aplicativo permite que estudantes do primeiro até terceiro ano do fundamental (shogakko) aprendam um total de 440 kanjis em um oito idiomas, incluindo o português e espanhol, em smartphones e tablets. Os desenvolvedores esperam que o app seja usado por pessoas de todas as idades, já que aprender kanji é uma parte inevitável do estudo da língua japonesa.

O desenvolvimento foi feito com base nas solicitações de professores e especialistas. O aplicativo foi feito com o intuito de ser fácil de ser usado e divertido para as crianças.

O aplicativo inclui a prática da ordem dos traços, exercícios dinâmicos, sistema de confirmação de leitura por voz e gravação e reprodução de sua própria voz lendo o kanji. Na prática da ordem dos traços, o usuário pode traçar a tela com o dedo enquanto olha para um exemplo. Quando uma pergunta é respondida corretamente, aparece uma animação de aplausos, que as crianças vão gostar.

“No futuro, mais e mais pessoas virão do exterior para o Japão. Este aplicativo pode ser usado por todos que estão aprendendo japonês”, comentou o responsável pelo projeto.

Como baixar o app gratuitamente

O aplicativo está disponível para download nos links abaixo.

Toque aqui para abrir a versão para iOS

Toque aqui para abrir a versão para Android

Fontes: TUFS e Mainichi

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Previna-se da intoxicação alimentar: saiba como fazer seu obentô corretamente

Publicado em 11 de maio de 2023, em Saúde, Bem-Estar e Cotidiano

Para seu bentô seguro e saboroso, veja as recomendações básicas para evitar a intoxicação alimentar.

Imagem ilustrativa (PM)

Sabia que não é recomendado fechar a tampa do recipiente do obentô logo após colocar o arroz e outros alimentos quentes?

Publicidade

Isso porque as bactérias capazes de causar intoxicação alimentar se proliferam em ambientes com água, cheio de nutrientes e quentes. Assim, um obentô quentinho é um ambiente ideal para tais bactérias. A tampa deve ser fechada após o obentô se esfriar por completo e, no verão, é recomendado o uso de pacotes de gelo para acelerar o processo e manter a comida gelada.

Veja abaixo as dicas e maneiras de deixar seu obentô seguro da intoxicação alimentar recomendadas pelo Ministério da Agricultura, Silvicultura e Pesca (MAFF).

Dicas para antes de começar o preparo

1. Lave bem as mãos

A higiene alimentar começa nas mãos. Sempre lave bem suas mãos, principalmente se manuseou alimentos frescos, como ovos, carnes e peixes, ou depois de usar o banheiro. Se tiver machucados nos dedos e na mão, use luvas plásticas para evitar contaminação.

2. Lave bem a caixa do obentô

Antes de colocar os alimentos, certifique-se que o recipiente usado está bem limpo. Ao lavá-lo, remova a junta da tampa e lave bem tudo, até as frestas, e use escovas e detergentes do tipo spray de espuma para garantir que tudo esteja limpo. Depois de lavar o recipiente, seque-o bem. Se não tiver tempo para esperar a secagem, certifique-se que não tenha gotículas de água.

3. Higienize seus materiais de cozinha

Deixe todos seus materiais de cozinha limpos e já os deixe preparados para montar o obentô. Se for utilizar embalagens de plástico ou alumínio para colocar alimentos, também lave-os bem.

Quando a caixa ou embalagem tem separações é mais útil (Wikimedia Commons)

Dicas ao cozinhar

É importante que os acompanhamentos estejam cozidos completamente, especialmente se usa ovos. Recomenda-se verificar a temperatura usando um termômetro de cozimento. Até mesmo presunto e kamaboko, que podem ser consumidos em temperatura ambiente, devem ser cozidos, sempre que possível.

Dicas de como armazenar os alimentos

Elimine totalmente a umidade dos alimentos, pois qualquer teor de água pode levar ao crescimento de bactérias.

Use divisórias para evitar o vazamento de água e a transferência de bactérias para outros alimentos.

Lave e seque bem os legumes e frutas crus antes de embalá-los, e é mais seguro colocá-los em recipientes separados. É recomendado usar alimentos que tenham naturalmente baixo teor de água ou caldo, como fritos ou assados.

Se o arroz e os acompanhamentos forem armazenados enquanto ainda estiverem quentes, o vapor pode ficar preso e tornar o conteúdo úmido, potencializando problemas.

O ideal é usar alimentos preparados no mesmo dia, mas se você cozinhar no dia anterior ou embalar as sobras da noite anterior, não se esqueça de reaquecê-las completamente. Embale os alimentos de forma organizada e sem espaços, para que o conteúdo não se mova ao ser transportado e esteja limpo ao ser consumido.

Antes de comer, limpe bem suas mãos. Se seu obentô tiver um gosto ou cheiro estranho, pare de comê-lo.

Com estas dicas simples você diminuirá as chances de intoxicação alimentar.

Se gostou das dicas, compartilhe com seus amigos!

Fonte: MAFF

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!