Uma das mais conceituadas faculdades de negócios do mundo, a IMD da Suíça, divulgou o ranking 2023, um deles relacionado à indústria automobilística, intitulado Future Readiness Indicator, ou indicador do preparo para o futuro na tradução literal.
Pelo quinto ano consecutivo a Tesla brilhou em primeiro lugar nesse ranking, pois segundo a avaliação, reuniu mais pontos na quantificação das mudanças a longo prazo e na preparação para os riscos dentre as indústrias automobilísticas.
O segundo lugar ocupado pela Toyota Motor em 2022 foi para a chinesa BYD, enquanto a Volkswagen manteve o mesmo terceiro lugar do ano passado.
A Toyota Motor caiu para o 10.º lugar, saindo de uma das 3 primeiras posições ocupadas desde 2010, porque “seu conservadorismo a arrastou para baixo”, segundo a nota de divulgação da IMD.
A ascensão das montadoras chinesas foi notável, com 3 fabricantes de veículos elétricos (VE) no top 10.
Em relação às demais montadoras japonesas, a Honda ficou em 14.º, a Nissan em 20.º e a Suzuki em 21.º lugar.
Os analistas da IMD apontaram que “as principais competências das montadoras estão mudando fundamentalmente” e que “a ascensão meteórica dos fabricantes mais novos, como BYD e Xpeng, é porque são indústrias voltadas para os novos recursos, como design de chipset, fabricação de baterias e software”.
Fontes: IMD e Yomiuri