Toyota e Subaru vão desenvolver carros elétricos em conjunto

A colaboração aprofundada permitirá que as duas companhias ampliem suas linhas de produtos enquanto cortam investimento, disseram as fontes.

O bZ4X da Toyota (banco de imagens)

A Toyota e a Subaru estão determinadas a aumentar a cooperação no desenvolvimento de VEs, com um plano de lançar um esportivo utilitário todo elétrico no mercado japonês já em 2025, disseram na terça-feira (16) fontes com conhecimento do assunto.

Publicidade

As duas companhias também vão considerar a colaboração em um outro veículo elétrico (VE) específico para a América do Norte e outras regiões, disseram as fontes.

A medida faz parte dos esforços da Toyota para fortalecer suas operações de VEs sob a administração do novo presidente Koji Sato.

A gigante automotiva japonesa decidiu explorar as capacidades de desenvolvimento e produção da Subaru, onde a Toyota tem uma participação de aproximadamente 20%, para alcançar suas rivais nos EUA e Europa, disseram a fontes.

O novo veículo para o mercado japonês será baseado em dois VEs que ambas as empresas haviam desenvolvido em conjunto antes, o bZ4X da Toyota e o Solterra da Subaru.

Espera-se que ele tenha um alcance maior do que o bZ4X, que pode viajar 559Km com uma única carga, e tenha um espaço maior para bagagens.

O novo modelo será produzido na fábrica da Subaru na província de Gunma.

Em abril, Sato prometeu fortalecer o negócio de VEs, visando lançar 10 modelos e vender 1,5 milhão de unidades anualmente até 2026, enquanto acrescenta que dará continuidade a sua estratégia de oferecer uma ampla seleção de veículos verdes como carros híbridos e de célula de combustível.

A colaboração aprofundada permitirá que as duas companhias ampliem suas linhas de produtos enquanto cortam investimento, disseram as fontes.

Fonte: Mainichi

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Toyota despenca e Tesla continua no topo dos indicadores de preparação para o futuro automotivo

Publicado em 17 de maio de 2023, em Notícias do Mundo

Um dos fatores que fez a Toyota despencar nesse ranking foi o seu conservadorismo, enquanto as chinesas subiram rapidamente.

bZ4x, o VE da Toyota (reprodução)

Uma das mais conceituadas faculdades de negócios do mundo, a IMD da Suíça, divulgou o ranking 2023, um deles relacionado à indústria automobilística, intitulado Future Readiness Indicator, ou indicador do preparo para o futuro na tradução literal.

Publicidade

Pelo quinto ano consecutivo a Tesla brilhou em primeiro lugar nesse ranking, pois segundo a avaliação, reuniu mais pontos na quantificação das mudanças a longo prazo e na preparação para os riscos dentre as indústrias automobilísticas.

O segundo lugar ocupado pela Toyota Motor em 2022 foi para a chinesa BYD, enquanto a Volkswagen manteve o mesmo terceiro lugar do ano passado.

A Toyota Motor caiu para o 10.º lugar, saindo de uma das 3 primeiras posições ocupadas desde 2010, porque “seu conservadorismo a arrastou para baixo”, segundo a nota de divulgação da IMD.

A ascensão das montadoras chinesas foi notável, com 3 fabricantes de veículos elétricos (VE) no top 10.

Em relação às demais montadoras japonesas, a Honda ficou em 14.º, a Nissan em 20.º e a Suzuki em 21.º lugar.

Os analistas da IMD apontaram que “as principais competências das montadoras estão mudando fundamentalmente” e que “a ascensão meteórica dos fabricantes mais novos, como BYD e Xpeng, é porque são indústrias voltadas para os novos recursos, como design de chipset, fabricação de baterias e software”.

Reprodução das 10 montadoras do ranking da IMD

Fontes: IMD e Yomiuri

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!