A Coreia do Norte diz que seu líder, Kim Jong-un, inspecionou o primeiro satélite espião do país antes do seu lançamento.
A edição desta quarta-feira (17) do jornal Rodong Sinmun do dominante Partido dos Trabalhadores disse que Kim inspecionou na terça-feira (16) o primeiro satélite de reconhecimento militar do país, que está pronto para carregamento após passar por verificação final de montagem e teste de ambiente espacial.
Ainda segundo o jornal, Kim aprovou o próximo passo do plano de ação para o satélite espião. O plano teria sido organizado pelo Comitê Preparatório para Lançamento de Satélite, porém o artigo não tocou no assunto sobre cronogramas específicos.
O jornal, citando as palavras de Kim, disse que como os EUA e a Coreia do Sul intensificaram suas ações conflituosas contra a Coreia do Norte, a nação exercerá de forma mais direta e ofensiva sua soberania e direito de autodefesa.
No domingo (14), um grupo de pesquisa sediado nos EUA disse que um grande guindaste foi disposto perto da plataforma na Estação de Lançamento de Satélite de Sohae, no noroeste da Coreia do Norte. O grupo sugere que o trabalho de reparo pode estar em andamento.
As resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas proíbem que a Coreia do Norte lance objetos usando tecnologia de míssil balístico.
Contudo, o país reiterou sua intenção de lançar um míssil balístico de longo alcance sob o pretexto de colocar um satélite em órbita.
O lançamento seria o primeiro desde fevereiro de 2016, em violação às resoluções das Nações Unidas.
Fonte: NHK