O sarampo é uma doença infecciosa causada por um vírus, cujos sintomas são febre, tosse, fotofobia, coriza e outros, podendo ter erupções cutâneas.
A transmissão ocorre por contato, através da tosse, espirro ou durante a conversa, por isso, se ainda não é vacinado, é a melhor forma de evitar o contágio.
Em resposta à confirmação de uma série de infecções por sarampo na região Kanto, o ministro da Saúde, Trabalho e Bem-Estar, Katsunobu Kato, fez um pedido à população. “Se tiver suspeita por causa dos sintomas, visite um médico”, disse.
“Para quem planeja viajar para o exterior, não tem histórico dessa infecção e não foi vacinado, considere recebê-la”, disse.
Segundo Kato, um homem da província de Ibaraki que voltou da Índia teve a confirmação da infecção em 27 de abril. Duas pessoas – um homem e uma mulher – que estiveram no mesmo shinkansen que esse de Ibaraki também tiveram a confirmação do sarampo.
Como se trata de uma infecção altamente contagiosa, se for confirmado que se trata de sarampo, o ministro pediu para evitar sair de casa.
Fontes: ANN e Yomiuri