Uma imagem falsa de uma explosão no Pentágono viralizou brevemente e causou uma queda de 10 minutos nos mercados na segunda-feira (22), alimentando ainda mais debates de que inteligência artificial (IA) poderia causar problemas na sociedade.
A imagem, a qual muitos observadores suspeitaram ter origem de uma IA, foi disseminada por várias contas, forçando o Pentágono a comentar que não houve tal explosão.
Dois tuítes foram enviados às 10h09 (hora local) na segunda-feira e acumularam mais de meio milhão de visualizações em apenas algumas horas.
“Podemos confirmar que foi um relato falso e o Pentágono não foi atacado hoje”, disse um porta-voz da sede do Departamento de Defesa dos EUA.
O incidente ocorreu após outros de imagens falsas que também criaram agitação recentemente na internet, incluindo do ex-presidente dos EUA, Donald Trump, sendo preso e do papa Francisco com casaco estiloso.
A imagem do Pentágono foi compartilhada por várias contas verificadas no Twitter, incluindo uma que afirmava falsamente estar associada ao Bloomberg News, de acordo com a CNN.
Nick Waters, chefe de justiça e contabilidade para o grupo de investigação online Bellingcat, descreveu a imagem no Twitter como “claramente gerada por IA” e apontou para anomalias visuais como a fachada do prédio e a aparência da cerca.
Tecnologias de IA generativa facilitam para que indivíduos não especialistas criem imagens convincentes em apenas alguns minutos, ao invés de precisar de expertise para usar programas como Photoshop.
A imagem compartilhada fez com que os mercados fossem nocauteados por alguns minutos, com o S&P 500 caindo em 0.29% comparado com seu fechamento de sexta-feira (19) antes de se recuperar.
⚡️BREAKING – EXPLOSION NEAR THE PENTAGON pic.twitter.com/sQOg77q7op
— ™ (@thedailyrabbit) May 22, 2023
Fonte: Channel News Asia