O Japão teve uma sequência de 5 terremotos fortes, com intensidades sísmicas 6 e 5, somente no mês de maio, a começar pelo ocorrido em Suzu (Ishikawa), no feriado da Golden Week, o que tirou a vida de uma pessoa.
Depois ocorreram outros, nas províncias de Chiba, Kagoshima (ilhas Tokara) e Tóquio (Ilhas Izu).
A Agência de Meteorologia do Japão (AMJ) informou, logo depois dessas ocorrências, que poderiam ser sucedidas de réplicas, quando pediu cautela.
Nankai Trough e medidas de prevenção
Vem sendo dito que o megaterremoto Nankai Trough poderá acontecer com uma probabilidade de 70% a 80% nos próximos 30 anos.
A população já tem consciência da importância da prevenção, mas a cada terremoto, foram observados aumento de procura de artigos relacionados nos estabelecimentos chamados de home center, segundo a CBC TV de Nagoia.
A reportagem da emissora resolveu entrevistar o professor da cadeira de Engenharia Civil, Takashi Yokota, da Universidade de Tecnologia de Aichi, especializado em engenharia civil para prevenção de desastres.
“Há pouca possibilidade de que esses terremotos afetem diretamente a vasta região focal da Fossa de Nankai – ou Nankai Trough”, analisou Yokota.
Questionado sobre o motivo de tantos terremotos em maio, o professor explicou que “os locais onde ocorreram são onde há atividade sísmica ativa, e por acaso, ocorreram em um espaço de tempo próximo”.
“O megaterremoto Nankai Trough poderá acontecer a qualquer momento. O que podemos fazer imediatamente é fixar os móveis da casa para evitar que as coisas caiam sobre a cama enquanto dorme”, pontuou. Isso evitará ferimentos nos moradores da casa.
Caso queira saber mais em detalhes, o Departamento Geral de Prevenção de Desastres do Governo Metropolitano de Tóquio disponibiliza instruções sobre o que fazer para evitar que os móveis e as coisas caiam com o terremoto (toque aqui para ler em tradução automática para o português).
Fonte: CBC TV