A Agência de Meteorologia do Japão (AMJ) continua classificando o tufão Mawar, o segundo do ano, de “feroz”, pois às 9h de sexta-feira (26) tinha pressão atmosférica central de 905hPa.
Essa mesma classificação foi dada em 2015, para o 6.º tufão desse ano, portanto, fazia 8 anos que não se via um tão devastador. Outro detalhe é que é incomum um dessa categoria em maio.
O destruidor tufão Mawar causou muitos danos em Guam (EUA), na Micronésia, entre a noite de quarta-feira (24) até a manhã do dia seguinte, quando cobriu a ilha com toda essa potência “feroz”. Segundo a imprensa americana, a velocidade dos ventos chegou a 145 mph, o equivalente a 233 quilômetros por hora.
Segundo o National Hurricane Center (NHC), o tufão Mawar foi classificado como categoria 4 dos furacões, ou seja, capaz de causar danos catastróficos. E foi o que aconteceu em Guam, onde se viu casas destelhadas, vidros quebrados, paredes afetadas, árvores caídas, sem falar na água que invadiu hotéis e residências, por causa das inundações causadas pela chuva torrencial.
Foram inúmeros tuítes dos japoneses residentes em Guam, veja alguns no final da matéria.
Tufão segue em direção a Okinawa
Segundo a AMJ, na segunda-feira (29), o Mawar deverá ter perdido um pouco de sua potência, sendo classificado como muito forte.
A previsão indica que segue um curso em direção a Taiwan e Filipinas, o que coloca as ilhas da província de Okinawa sob vigilância, como Miyako, Ishigaki e as demais, mais ao sul, a partir de segunda-feira. A AMJ pede aos pescadores e surfistas de Okinawa que se retirem do mar por causa do elevado risco quando o tufão se aproximar.
Como o Mawar pode mudar o curso, é importante ficar atento ao seu movimento.
Veja alguns posts no Twitter, de japoneses que estão em Guam.
台風2号通過後のグアムはえらいこっちゃなことになってます
瓦礫やガラスが散っているので、サンダルなどで歩くのは危険な状態です pic.twitter.com/a50uqA5lA9— といち (@nanoichi) May 25, 2023
ホテル近くのメインストリートでの被害状況。 pic.twitter.com/GWN1yewCkg
— USE_OUTDOOR(Suga) (@Revo0122) May 25, 2023
Fontes: AMJ, News Digest, ANN e Tenki