Novo antibiótico que mata superbactéria é descoberto usando inteligência artificial

Pesquisadores no Canadá e nos EUA dizem que a IA tem o poder de acelerar massivamente a descoberta de novos medicamentos.

Imagem em 3D da Acinetobacter baumannii, o agente causador comum de infecções hospitalares (banco de imagens)

Cientistas usaram inteligência artificial (IA) para descobrir um novo antibiótico que pode matar uma espécie de bactéria.

Publicidade

A IA ajudou a estreitar milhares de substâncias químicas em potencial a uma porção que poderia ser testada em laboratório.

O resultado foi um antibiótico potente e experimental chamado abaucin, que precisará de testes adicionais antes de ser usado.

Os pesquisadores no Canadá e nos EUA dizem que a IA tem o poder de acelerar massivamente a descoberta de novos medicamentos.

Esse é o exemplo mais recente de como as ferramentas de inteligência artificial podem ser uma força revolucionária na ciência e medicina.

Impedindo as superbactérias

Antibióticos matam bactéria. Entretanto, houve uma falta de novos medicamentos por décadas e bactérias estão se tornando mais difíceis de tratar, visto que elas evoluem em resistência.

Estima-se que mais de 1 milhão de pessoas morram ao ano em decorrência de infecções que resistem a tratamento com antibióticos.

Os pesquisadores focaram em uma das espécies mais problemáticas de bactérias, a Acinetobacter baumannii, que pode infectar feridas e causar pneumonia.

Você pode nunca ter ouvido falar dela, mas se trata de uma das superbactérias que a Organização Mundial da Saúde (OMS) identificou como ameaça “crítica”.

Ela é geralmente capaz de se eximir de múltiplos antibióticos e é um problema em hospitais e asilos, onde ela pode sobreviver sobre superfícies e equipamento médico.

Inteligência artificial

Para encontrar um novo antibiótico, primeiro os pesquisadores tiveram que treinar a IA. Eles levaram milhares de medicamentos em que a estrutura química precisa era desconhecida, e os testaram manualmente na Acinetobacter baumannii para ver qual poderia abrandá-la ou eliminá-la.

Essa informação foi fornecida à IA para que ela pudesse aprender as características químicas dos medicamentos que poderiam atacar a bactéria problemática.

A IA foi então liberada em uma lista de 6.680 componentes cuja eficácia era desconhecida. Os resultados, publicados na Nature Chemical Biology, mostraram que a IA levou 1 hora e meia para produzir uma lista.

Os pesquisadores testaram 240 no laboratório, e encontraram 9 antibióticos em potencial. Um deles foi o incrivelmente potente abaucin.

Experimentos em laboratório mostraram que ele poderia tratar feridas infectadas em ratos e foi capaz de matar amostras da A.baumanni de pacientes.

“O próximo passo é aperfeiçoar o medicamento no laboratório e então realizar ensaios clínicos”, disse o Dr. Jonathan Stokes, da Universidade McMaster. Ele espera que os primeiros antibióticos produzidos por IA possam entrar em circulação até 2030.

A título de curiosidade, esse antibiótico experimental não teve efeito em outras espécies de bactérias e funcionou apenas contra a A. baumannii.

Fonte: BBC

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Propagação da influenza no Japão continua em maio

Publicado em 26 de maio de 2023, em Sociedade

Baixa imunidade de rebanho e relaxamento do governo de medidas contra coronavírus foram fatores atribuídos à propagação prolongada da influenza em maio.

Imunidade das pessoas contra a influenza diminuiu (banco de imagens)

A temporada de influenza no Japão continuou em maio, com especialistas atribuindo a propagação prolongada de infecções à baixa imunidade de rebanho e o relaxamento do governo de medidas contra coronavírus.

Publicidade

Infecções em grupo forçaram algumas escolas a fechar inteiramente mesmo após as infecções terem atingido o pico em fevereiro.

“Essa é a primeira vez que temos tido tantas infecções”, disse um representante de uma escola do ensino médio na província de Oita, onde cerca de 500 pessoas, incluindo funcionários e um quarto de todos os estudantes, foram infectados entre 11 e 22 de maio após um festival esportivo.

Também neste mês, cerca de 500 estudantes em uma escola do ensino médio na província de Miyazaki foram infectados ao mesmo tempo em um festival esportivo, enquanto aproximadamente 100 alunos adoeceram em uma escola primária em Tóquio.

Especialistas também citaram que medidas contra a covid-19 evitaram infecções em massa por influenza a partir do fim de 2020, o que significa que a imunidade das pessoas diminuiu contra a doença. Eles advertiram sobre uma possibilidade de aumento nas infecções nesse inverno.

De acordo com um cálculo do Instituto Nacional de Doenças Infecciosas (NIID), o número semanal de casos de influenza reportados em instituições médicas designadas excedeu em um paciente no mês de dezembro, marcando o início da temporada de influenza pela primeira vez em anos.

Entretanto, enquanto o número de casos tenha atingido o pico a 12.91 por instituição na primeira metade de fevereiro, a temporada ainda não acabou. O número foi de 1.36 caso de 8 a 14 de maio, comparado a 0.74 para o mesmo período no ano pré-pandemia de 2019.

Norio Sugaya, professor visitante na Universidade Keyo especializado em doenças infecciosas, disse que infecções por influenza diminuíram durante o surto de covid-19, visto que as pessoas adotaram o uso de máscara em massa e evitaram sair para comer fora.

Sugaya disse que a propagação prolongada deste ano foi causada pela imunidade de rebanho enfraquecida, assim como a decisão do governo de rebaixar o status legal da Covid no início deste mês e relaxando amplamente as políticas antivírus, enquanto também alerta que infecções em grupo podem ocorrer mesmo no verão se o vírus for trazido por pessoas que vêm do exterior.

“Os idosos, crianças pequenas e pessoas com comorbidades estão sob risco de ficar gravemente doentes”, alertou Sugaya sobre o próximo inverno, pedindo a elas que “se vacinem e estejam preparadas”.

Fonte: Mainichi

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!