
O C919, produzido pela Commercial Aviation Corp. of China (NHK)
O primeiro avião de passageiros fabricado na China fez seu voo comercial de estreia no domingo (28), visto que o país busca competir com gigantes da indústria como a Boeing e Airbus no mercado global de aeronaves.
O C919, produzido pela Commercial Aviation Corp. of China (COMAC), transportou 130 passageiros, de acordo com o jornal estatal China Daily. O avião decolou no domingo do Aeroporto de Xangai Hongqiao e pousou em menos de duras horas em Pequim.
O voo foi operado pela China Eastern Airlines e a lateral do avião estava adornada com a frase: “O primeiro C919 do mundo”.
Artigos relacionados
Segundo a reportagem do Asahi, o voo inaugural ocorre quando a COMAC busca entrar no mercado de aviões de corredor único em um desafio direto à Airbus e Boeing. O A320 da Airbus e o B737 da Boeing são as aeronaves mais populares tipicamente usadas para voos domésticos e regionais.
Enquanto a COMAC tenha desenvolvido a maioria das peças do C919, alguns de seus principais componentes são originários do Ocidente, incluindo o motor.
A companhia planeja produzir 159 aeronaves C919 anualmente pelos próximos 5 anos, de acordo com reportagens anteriores da mídia.
Mais de 1,2 mil aeronaves C919 foram pedidas, diz a COMAC, com a China Eastern Airlines sob contrato para comprar cinco delas.
Fonte:







