A Agência de Meteorologia do Japão (AMJ) informou no fim da tarde de terça-feira (30) sobre as novas previsões em relação ao segundo tufão do ano, o Mawar.
De “feroz” passou a grande e forte na terça-feira, mas continua com 950hPa de pressão atmosférica central e com movimento quase parado. Atualmente está ao sul das ilhas da província de Okinawa, com uma área de tempestade imensa. Tem raios de 700 quilômetros no lado sul e 500 no norte.
É provável que por volta das 15h assole a cidade e ilha de Miyako na quinta-feira (1.º) e no dia seguinte, a ilha principal de Okinawa, mantendo sua potência. Há possibilidade de rajadas de vento de até 35 metros por segundo.
É possível que no domingo (4) a área de tempestade do tufão Mawar cubra uma parte da costa do Pacífico, nas províncias de Shikoku, Kansai e Tokai. Portanto, se mora nessas regiões, em Osaka, Mie e Aichi, as recomendações da AMJ são:
- Se mora em casa térrea, convém verificar os telhados e as calhas antes, como medidas contra a inundação
- Ter em mão o mapa das áreas de risco (hazard map) e verificar antecipadamente as rotas no caso de precisar buscar abrigo
- Deixar a mochila de emergência preparada
Fontes: AMJ, Yahoo! e NHK