Na quinta-feira (1.º) a Agência de Meteorologia do Japão (AMJ) informou que a temperatura média da primavera deste ano, portanto, de março a maio, foi a mais alta da história do país.
A AMJ explicou que as estatísticas começaram em 1898.
O assunto é sério, disse o porta-voz. A temperatura média nacional na primavera foi 1,59ºC superior à média dos últimos 30 anos, superando a marca de 1998, de mais 1,24°C.
Em particular, o norte, o oeste e o leste do Japão tiveram as temperaturas médias mais elevadas. Em comparação com a média anual, foi de 2,2ºC no norte do Japão e 1,8ºC no leste, consideradas bastante altas.
A superfície do mar nas águas próximas ao Japão teve média de temperatura elevada, resultado do progresso do aquecimento global.
A temperatura média da superfície do mar foi 0,6 grau acima do normal. As estatísticas dessa temperatura começaram em 1982, portanto, os dados da primavera deste ano ficaram em 3.º lugar, com o mesmo resultado de 2021.
Como há previsão de dias mais quentes do que o normal no verão, o porta-voz da AMJ recomendou cuidados com a saúde física.
Fontes: NKT TV e JNN