Depois que a covid foi rebaixada ao mesmo nível da gripe sazonal e sem a obrigatoriedade de uso da máscara, tanto a infecção pelo coronavírus, influenza como a do sarampo têm sido noticiado nos veículos de mídia.
Foram confirmados 2 casos de sarampo na cidade de Osaka (província homônima), divulgados na quarta-feira (7). Há possibilidade da infecção ter ocorrido no 7.º andar do Edifício Principal Tennoji Mio na noite de 22 de maio.
Os sintomas podem aparecer tardiamente, cerca de 3 semanas depois, por isso, o centro de saúde pede para ir a uma clínica ou hospital se tiver febre, mal-estar, manchas vermelhas e outros.
Em 2019 foram constatados 63 casos na cidade de Osaka. No ano seguinte foi só 1 caso e durante a epidemia do coronavírus foi zero. O mesmo aconteceu com a província de Chiba, de zero caso desde 2019, mas na quarta-feira foi confirmado um caso na cidade homônima.
Em todo o país, 744 pessoas foram infectadas em 2019, 10 em 2020, 6 em 2021 e em 2022. No entanto, foram confirmados 12 casos até o final de maio deste ano.
A recomendação é para as pessoas que não receberam as duas doses da vacina contra sarampo, que o façam para a proteção contra a doença, pois a maioria das pessoas infectadas é adulta. Isso pode evitar um possível surto no país. Vale lembrar que a gestante deve evitar essa vacinação.
O vírus do sarampo é transmitido pela pela pessoa infectada ao tossir, falar ou pelo espirro, quando está perto de outra.
Fontes: MBS, Chiba Nippo e Gendai