À esq. mulher com dor de cabeça (CCNull) e à dir. mulher com o ombro rígido ou katakori (Pixabay)
Há muitas pessoas que apresentam sintomas de mal-estar, incômodo e até dores, e não sabem que a causa pode ser o tempo. Ao prestar atenção na condição da meteorologia, perceberá que isso ocorre antes dos dias chuvosos ou com a aproximação do tufão.
Publicidade
Não há dados exatos, mas calcula-se que 60% da população japonesa apresenta sintomas diversos por causa da meteoropatia. Trata-se de um distúrbio causado por flutuações na pressão atmosférica, temperatura, trovões, ventos, raio UV e umidade.
Segundo os resultados de uma pesquisa realizada com trabalhadores, no Japão, com idade entre 20 e 59 anos, constatou-se que se ausentaram do trabalho, em média 9,6 dias por ano, devido à dor, especialmente nas articulações. Isso foi observado 3 dias antes da queda da pressão atmosférica, como também antes ou depois da mudança climática.
Sintomas diversos
São vários os sintomas e cada pessoa tem um ou mais deles, por desequilíbrio do sistema nervoso central, chegando a aumentar a depressão em alguns indivíduos.
Os sintomas mais comuns são os listados abaixo, mas não significa que uma pessoa os terá todos. Em geral, dependendo do organismo, a pessoa pode ter um ou 2 desses sintomas.
dor de cabeça ou enxaqueca
dor nos locais onde sofreu cirurgia ou ferimentos
dor nas articulações ou lombar e ombros rígidos (katakori)
zumbido nos ouvidos
tontura
fadiga
náusea
queda da pressão arterial
taquicardia ou desconforto no peito
inchaço do corpo
indigestão ou sensação de estômago pesado
leve dormência nas extremidades (mãos e pés)
alergias, asma ou outra doença respiratória
depressão
Esse distúrbio chamado meteoropatia pode ocorrer independentemente da idade ou sexo, mas as mulheres no período fértil são particularmente propensas a ela. Além das mudanças no equilíbrio dos hormônios no ciclo menstrual, as mudanças no clima aumentam a perturbação do sistema nervoso autônomo.
Pesquisas recentes revelaram que o aparelho vestibular do ouvido (labirinto) tem a capacidade de sentir mudanças na pressão atmosférica. O “sensor” do ouvido transmite essa informação ao cérebro.
O que fazer para aliviar os sintomas
É importante manter o corpo saudável, por isso, as regras básicas do bom sono, da alimentação rica em nutrientes e exercício físico valem para dar um basta no mal-estar causado pela meteoropatia.
Recomenda-se evitar alimentos gordurosos nesse período, a água deve ser tomada em pequenos goles e não de uma vez só, e a ingesta de leguminosas como feijão, ou azuki, natto, pepino, melão de São Francisco (goya), melão e algas marinhas, farão bem.
Quanto aos exercícios físicos, se não puder sair para ir à academia ou caminhar, procure fazê-los dentro de casa, com o ar-condicionado ligado (não muito frio), para transpirar, pois isso ajuda o sistema nervoso simpático. Pode fazer ioga, pilates, alongamento e andar dentro de casa.
Tem uma massagem muito fácil, nas orelhas, bastante eficiente e não leva 1 minuto. Assista ao vídeo (já no ponto) e faça junto, pelo menos 3 vezes ao dia (manhã, tarde e noite).