Por volta das 9h30 de quarta-feira (14), o corpo de bombeiros recebeu uma chamada de pedido de socorro porque havia funcionários feridos em uma explosão na fábrica de produtos químicos, situada em Itoigawa (Niigata).
As ambulâncias e a polícia foram para a planta Tomi da Denka, onde socorreram 3 trabalhadores feridos, um deles com parada cardiorrespiratória.
Três horas depois a polícia informou que esse trabalhador faleceu no hospital, enquanto seus dois colegas, na faixa dos 30 e 40 anos, tiveram ferimentos considerados leves. A vítima fatal foi identificada como japonês 渡辺仙二, 56 anos.
Segundo o corpo de bombeiros, dois desses funcionários cortavam um cano da fábrica, o qual explodiu, ferindo também um outro que estava próximo. Não houve incêndio decorrente dessa explosão na Denka.
A polícia e o corpo de bombeiros estão investigando a causa da explosão e as circunstâncias do acidente, já que outros funcionários também estavam cortando canos.
Em abril, os bombeiros fizeram inspeções na planta Omi da Denka porque ocorreram dois incêndios seguidos, um em uma parte de seu equipamento e outro em uma drenagem.
Fontes: FNN, JNN e Niigata Nippo