A Coreia do Norte realizou lançamentos de 2 mísseis balísticos de curto alcance na noite de quinta-feira (15) em direção ao Mar do Leste (Mar do Japão), confirmaram as autoridades sul-coreanas e também as japonesas.
Segundo o Ministério da Defesa do Japão (MOD), os lançamentos ocorreram às 19h24 e 19h36, sendo que o tempo de voo de cada um foi na casa dos 11 minutos.
De acordo com Hirokazu Matsuno, secretário chefe de gabinete, caíram a 250 quilômetros da Ilha Hegura (Hegurajima), da província de Ishikawa, no Mar do Japão, dentro da área da Zona Econômica Exclusiva (ZEE).
Destacou que eram mísseis e não o foguete com satélite de espionagem militar que a Coreia do Norte lançou em 31 de maio e havia prometido fazer o relançamento.
Depois de 18 de fevereiro, foi a primeira vez que os mísseis caíram na ZEE.
“A Coreia do Norte sempre demonstrou uma postura de fortalecimento de suas capacidades nucleares e de mísseis e continuará a lançá-los”, disse Matsuno. Informou que está trabalhando em estreita cooperação com os Estados Unidos e a Coreia do Sul.
Mísseis em resposta ao exercício militar conjunto
O Ministério da Defesa da Coreia do Norte acusou os aliados de aumentar as tensões, dizendo que os exercícios justificam sua resposta inevitável.
Os aliados encerraram a quinta e última rodada do exercício militar entre a Coreia do Sul e os Estados Unidos, no Campo de Treinamento de Fogo de Seungjin em Pocheon, a apenas 25 quilômetros ao sul da fronteira intercoreana, na quinta-feira para marcar o 70.º aniversário da aliança bilateral.
Mais de 610 militares foram mobilizados para os exercícios, usando caças F-35A e obuseiros autopropulsados K9 do lado sul-coreano, e caças F-16 e drones Grey Eagle do lado americano.
Fontes: Yonhap News, NHK