Pouco antes do meio-dia de segunda-feira (19), 7 pessoas desapareceram temporariamente durante o mergulho, na costa da cidade de Itoman (Okinawa), e a Guarda Costeira foi acionada por um instrutor.
Até as 15h a Guarda Costeira já localizou 6 desses mergulhadores e o trabalho de resgate está sendo efetuado, todos vivos.
Segundo a Guarda Costeira, a denúncia do desaparecimento foi às 11h48, por parte da pessoa do barco que ficou esperando no ponto combinado mas não os viu, informando que foi nas imediações do Lukan Reef, um recife em formato de donut, muito famoso, a 10 quilômetros de Itoman. Segundo ele, os sete desceram para o mergulho por volta das 10h e o combinado era de retornar uma hora depois.
A beleza do mar atrai os mergulhadores e, segundo um homem, dono de uma loja de mergulho, com experiência de mais de 10 anos, há pontos com até 40 metros de profundidade, explicou para a NHK.
Até as 14h a Guarda Costeira resgatou 6 mergulhadores, os quais foram encontrados pelas buscas de helicópteros e embarcações. Eles estavam a cerca de 5 quilômetros a sudeste do recife.
No total são 7 pessoas: 3 homens, 1 mulher, 1 de sexo desconhecido e 2 instrutores. Um continua sendo procurado.
Estavam praticando o chamado mergulho drift, também conhecido como em se deixar levar pela correnteza ou de arrasto, o que pode ser necessário mais experiência sob a água. Esse ponto específico é muito procurado por mergulhadores de nível avançado, pois a corrente pode ficar forte repentinamente.
~Atualização~ Segundo informações da Guarda Costeira todas as 7 pessoas foram encontradas e resgatadas até pouco depois das 15h, ilesas.
Fontes: Okinawa Times, NTV, NHK, RBC