Uma massiva operação de busca e resgate está em vigor no meio do Atlântico após um submarino turístico ter desaparecido durante uma descida até os restos do Titanic no domingo (18).
Contato com o pequeno submarino foi perdido cerca de 1 hora e 45 minutos depois de sua partida, disse a Guarda Costeira dos EUA.
A empresa que oferece tours, a OceanGate, disse que todas as opções estavam sendo exploradas para resgatar as cinco pessoas a bordo.
O valor para uma viagem dessas de 8 dias, incluindo mergulhos até os restos do Titanic a uma profundidade de 3,8 mil metros, custa US$250 mil.
Agências do governo, as Marinhas e empresas comerciais das profundezas do mar dos EUA e Canadá estão ajudando nas operações de resgate, disseram autoridades.
Os restos do Titanic estão localizados a cerca de 700Km de St John’s, Newfoundland, embora a missão de resgate esteja sendo realizada a partir de Boston, Massachusetts.
Acredita-se que a embarcação seja o submersível Titan da OceanGate, um submarino do tamanho de um caminhão que pode acomodar 5 pessoas e geralmente parte com um fornecimento de oxigênio de emergência para 4 dias.
Na tarde de segunda-feira (19), o almirante John Mauger da Guarda Costeira dos EUA disse em uma coletiva de imprensa: “Estamos antecipando que há entre 70 e 96 horas de oxigênio disponível nesse ponto”.
Ele também disse que duas aeronaves, um submarino e boia sonar estavam envolvidos na busca pela embarcação, mas citou que a área em que ela está sendo realizada era “remota”, tornando as operações difíceis.
Hamish Harding, um empresário bilionário britânico de 58 anos e explorador, está entre as pessoas a bordo do submarino desaparecido, disse sua família.
A OceanGate anuncia a viagem de 8 dias em seu submersível de fibra de carbono como uma “chance de dar um passo para fora da vida diária e descobrir algo verdadeiramente extraordinário”.
De acordo com seu site, uma expedição está em curso e mais outras duas foram planejadas para junho de 2024.
Fonte: BBC