A Força Marítima de Autodefesa do Japão (JMSDF) apresentou pela primeira vez à imprensa, na quarta-feira (21), o grande veículo aéreo não tripulado Sea Guardian, na Base Aérea de Hachinohe, cidade homônima (Aomori), o qual está sendo operado experimentalmente desde maio.
A JMSDF fortalece a postura de vigilância porque a presença de navios de guerra da Rússia e da China estão sendo registradas com mais frequência nas águas territoriais.
O drone MQ-9B Sea Guardian é fabricado pela General Atomics, empresa dos Estados Unidos, e tem 11,8 metros de comprimento e 24 metros de largura. Tem autonomia de cerca de 4,3 mil quilômetros e um tempo de voo de 24 horas.
No dia da apresentação do drone militar Sea Guardian, o tempo de voo foi de 8 horas, monitorando os navios no oceano com câmeras infravermelhas e radares. Depois, pousou na pista da base aérea.
A JMSDF realizará operações de teste por cerca de 2 mil horas até setembro do próximo ano para avaliar o quão bem o drone pode lidar com as missões de alerta e vigilância atualmente realizadas pelas aeronaves tripuladas.
Fontes: FNN e Sankei