Casos de diabetes no mundo vão dobrar para 1,3 bilhão até 2050, mostra estudo

Esse número, 95% dos quais são casos de diabetes tipo 2, ultrapassará 1,3 bilhão em menos de 3 décadas, de acordo com um estudo.

Mulher coletando sangue de amostra (ilustrativa/banco de imagens)

O número de pessoas que sofre de diabetes no mundo vai mais que dobrar para 1,3 bilhão até 2050, conduzido pelo racismo estrutural e desigualdade entre países, previu nova pesquisa na divulgada nesta sexta-feira (23).

Publicidade

Todo país no globo verá um aumento no número de pacientes com a doença crônica, de acordo com a análise mais compreensiva de dados globais projetando até 2050.

Estima-se que cerca de 529 milhões de pessoas já estejam convivendo com a diabetes, uma das 10 principais causas de morte e deficiência.

Esse número, 95% dos quais são casos de diabetes tipo 2, ultrapassará 1,3 bilhão em menos de 3 décadas, de acordo com um estudo publicado no jornal Lancet.

Alto índice de massa corporal, um indicador de que as pessoas poderiam estar com sobrepeso, estava ligado a mais da metade das mortes e deficiência em decorrência da diabetes.

Outros fatores incluem as dietas das pessoas, exercícios, fumo e álcool.

Liane Ongm cientista líder de pesquisa no Instituto para Saúde Métrica e Avaliação (IHME) e primeira autora de um dos estudos, disse que um fator era como a dieta havia mudado.

“Ao longo de 30 anos, diferentes países realmente migraram de hábitos alimentares tradicionais, talvez consumindo mais frutas e vegetais, para comidas altamente processadas”, disse ela à agência de notícias Associated Press.

A pesquisa também estimou que até 2045, três quartos dos adultos com diabetes viverão em países de baixa e média renda,

O coautor do estudo, Leonard Egede, do Colégio Médico de Wisconsin, culpou uma “cascata de desigualdade expandida de diabetes”

“Políticas racistas como segregação racial afetam onde as pessoas vivem, seus acessos à comida saudável suficiente e serviços de cuidados de saúde”, disse ele em uma declaração.

Fonte: Channel News Asia

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Anisaquíase em Fukui depois de comer sushi no restaurante

Publicado em 23 de junho de 2023, em Sociedade

Os sintomas aparecem depois de 10 horas de ter comido sushis de vários peixes no jantar. Saiba como se prevenir.

Foto dos parasitas Anisakis Simples (Instituto Nacional das Doenças Infecciosas via Fukui Shimbun)

O Centro de Saúde Pública da Cidade de Fukui informou na quinta-feira (22) que um homem na faixa dos 70 relatou fortes dores abdominais e foi diagnosticado com anisaquíase.

Publicidade

Ele não precisou ser internado e está se recuperando, segundo a informação do centro de saúde.

O idoso comeu sushi em um restaurante especializado na cidade, por volta das 18h do dia anterior. Os sushis que o paciente comeu foram de diversos peixes como atum, seriola (rabo amarelo), jack listrado e de lírio (Trichiurus lepturus), chamado de tachiuo (タチウオ) em japonês.   

Os sintomas começaram a aparecer por volta das 4h30 da manhã seguinte, ou cerca de 10 horas e meia depois do jantar.

Com base na Lei de Saneamento de Alimentos, o posto de saúde suspendeu o expediente do restaurante de sushi por um dia, na quinta-feira.  

Não desista de comer peixes: veja como se prevenir

A anisaquíase é uma parasitose intestinal causada pelos vermes chamados de Anisakis, presentes nos peixes crus e nos frutos do mar.

Para evitar a contaminação é importante que os peixes crus sejam bem analisados por quem os prepara ou congelados previamente. Outra forma segura é prepará-los a uma temperatura superior a 60ºC. Leia a matéria sobre a prevenção tocando aqui

Fonte: Fukui Shimbun

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão