A mais longa espada de ferro do Japão, medindo 2.37m de comprimento e escavada do Túmulo de Tomio Maruyama em Nara, foi exibida para a mídia pela primeira vez.
Descobriu-se que a espada tem vestígios de uma bainha de madeira, ornamentos esmaltados e pigmento vermelho.
O Instituto Arqueológico de Kashiwara da província de Nara e o Conselho de Educação da cidade de Nara, anunciaram na terça-feira (26) que eles têm a intenção de exibir a espada de ferro para o público no futuro.
Localizado em Nara, o túmulo é o maior em formato circular da nação do fim do século 4. Em janeiro, eles anunciaram que a espada de ferro havia sido encontrada junto com um espelho de bronze em formado de escudo, a primeira descoberta do tipo no Japão.
A espada tem 2.37m de comprimento e 6cm de largura, com uma lâmina serpentina. Ela é bem maior do que uma de 1.15m encontrada no túmulo 2 de Nakaoda em Hiroshima, a maior descoberta anteriormente.
Embora o espelho de bronze tenha sido revelado quando foi descoberto em janeiro, a espada de ferro ainda não havia sido exibida porque ela exigia trabalho de conservação.
Ela foi revelada na terça-feira porque o trabalho de conservação em um de seus lados havia sido concluído após ferrugem e terra terem sido removidos.
Fonte: Yomiuri