O brasileiro yonsei – descendente de japoneses de quarta geração – João Paulo Nogami Lopes, 31, residente em São Paulo, conseguiu seu visto para vir ao Japão na categoria Tokutei Katsudo (特定活動), status de residência de atividades específicas.
Mas conseguir esse visto não foi uma tarefa fácil. Ele está tentando vir ao Japão desde 2019, mas logo em seguida veio a pandemia do coronavírus e foi prejudicado.
Após conseguir cumprir os requisitos necessários da revisão da lei em 2022, incluindo ter um fiador (hoshonin) e o certificado de elegibilidade para poder dar entrada no visto, teve a solicitação negada no primeiro consulado, cuja alegação foi ter passado da idade, uma vez que é limitada a 30 anos.
Mas João Paulo não desistiu. Com auxílio de Cori Passos, da agência Shigoto.com, a solicitação do visto foi direcionada para o Consulado Geral do Japão em Curitiba-PR, que aceitou o caso, uma vez que o brasileiro yonsei possuía o certificado de elegibilidade. E em 3 de julho recebeu a boa notícia: seu visto foi aprovado para, finalmente, vir ao Japão.
“Não acredito que consegui. Uma explosão de felicidade, um mix de emoções, um sentimento de gratidão. Depois de tantos anos tentando, finalmente vou realizar meu sonho de ir ao Japão”, disse João Paulo ainda em êxtase logo após a obtenção.
Ele sempre quis vir ao Japão para se aprofundar na cultura e aproveitar os benefícios que o país oferece.
De malas prontas para viajar, já em 10 de julho, o brasileiro yonsei terá como destino a província de Shiga, aonde pretende iniciar sua jornada em terras nipônicas.
Nesse caso, segundo Cori, o determinante foi o certificado de elegibilidade.
Em fevereiro, o governo japonês informou que considera ampliar a entrada de yonseis com novas diretrizes um pouco mais flexibilizadas (toque para ver).