A Agência Nacional de Polícia (ANP) anunciou na terça-feira (4) que auxiliará policiais ucranianos na identificação daqueles que foram mortos na invasão da Rússia ao país vizinho com treinamento em análise de DNA e outros métodos.
De acordo com a ANP, cerca de 10 altos funcionários do departamento forense das autoridades da polícia ucraniana virão ao Japão para receber 5 dias de treinamento com início em 10 de julho, na primeira assistência do tipo do Japão para a Ucrânia.
Em maio, o governo ucraniano pediu à ANP, através da embaixada japonesa na Ucrânia, que treinasse seus policiais porque a polícia japonesa identificou mais de 15 mil vítimas do Grande Terremoto do Leste do Japão em 2011.
A identificação dos mortos ucranianos é uma tarefa bem difícil.
Os policiais ucranianos serão treinados no Instituto Nacional de Pesquisa de Ciência da Polícia sobre como DNA, análise dentária e de impressões digitais e base de dados de roupas são usados para identificar pessoas.
Também há planos dos policiais ucranianos visitarem a província de Fukushima.
Policiais locais explicarão como a polícia procede com a identificação de vítimas de desastre, como dar suporte a pessoas que perderam familiares e como oferecer apoio psicológico a oficiais da polícia.
Fonte: Yomiuri