Japão conclui verificação de equipamento antes de liberação de água de Fukushima

A água tratada, diluída com água do mar, será bombada ao largo da costa através de um túnel subterrâneo para um porto de despejo a 1Km do local da planta, 12m abaixo da superfície do oceano.

Água radioativa tratada da planta nuclear de Fukushima será descartada no mar (NHK)

A Autoridade de Regulação Nuclear do Japão (NRA) certificará em breve o equipamento a ser usado para a liberação de água radioativa tratada da planta nuclear de Fukushima Daiichi no Pacífico Norte, disseram nesta quarta-feira (5) pessoas com conhecimento do assunto.

Publicidade

A autoridade emitirá um certificado indicando a conclusão de procedimentos de inspeção para o equipamento a ser usado em descarregar a água tratado no oceano, disseram.

Com a emissão do documento, o governo encerrará sua inspeção de segurança do equipamento antes da liberação da água, possivelmente em agosto.

A Autoridade de Regulação Nuclear, o secretariado da autoridade, disse à NRA na manhã desta quarta-feira que não havia encontrado problemas durante sua inspeção de 3 dias, que começou em 28 de junho.

Ela também sugeriu que o certificado seria emitido na sexta-feira (7), após procedimentos necessários terem sido concluídos.

Como nenhum membro da NRA manifestou oposição ao relatório, a autoridade reconheceu efetivamente que o equipamento atende a padrões de segurança exigidos.

Fonte: Asia Nikkei

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Herpangina no Japão: maior número de pacientes em 10 anos

Publicado em 5 de julho de 2023, em Sociedade

Essa doença infecciosa que afeta principalmente as crianças pequenas, tomou uma proporção jamais vista nos últimos 10 anos. Adultos também devem se cuidar.

Clínica de pediatria em Tóquio lotada, com crianças com suspeita de herpangina (ANN)

A doença infecciosa chamada herpangina, causada pelo RSV (respiratory syncytial virus), ou traduzido como vírus sincicial respiratório, tomou uma proporção surpreendente. O vilão é o coxsackievirus, da família do enterovírus.

Publicidade

Os sintomas são parecidos com os da doença da mão, pé e boca, ou da gripe, como febre, dor de garganta, tosse e erupções na boca (parecidas com pequenas bolhas). Em geral, afeta as crianças pequenas. As vias de infecção são fecal-oral, incluindo por contato e por gotículas.

O Instituto Nacional de Doenças Infecciosas (NIID) constatou que o número de pacientes, por instituição médica, para herpangina foi o mais elevado dos últimos 10 anos.

Há escassez de medicamentos, como antitussígenos (sedativos da tosse), nas clínicas de Tóquio, e o atendimento médico da pediatria está sob pressão, como listas de espera para cancelamentos nas clínicas.

18 províncias em nível de alerta para herpangina

De acordo com o NIID, 18.176 pacientes infantis foram diagnosticados com herpangina na semana encerrada em 25 de junho, em levantamento realizado em aproximadamente 3 mil instituições médicas pediátricas em todo o país. Portanto, a média é de 5,79 pacientes por instituição médica, a maior dos últimos 10 anos.

Constatou-se que 18 províncias ultrapassaram o nível de alerta, de 6 pacientes por instituição médica, como Miyagi, Kagoshima, Shizuoka, Mie e outras.  

Prevenção inclusive em adultos

Segundo o NIID, não existem medidas preventivas específicas, mas evitar o contato próximo com pessoas infectadas e incentivar o gargarejo e a desinfecção das mãos durante a epidemia ajuda.

A maioria dos casos dessa doença tem sintomas considerados leves e, como na doença mão-pé-boca, a decisão de frequentar a escola deve ser tomada com base na condição do paciente, e não com o objetivo de prevenir a epidemia.

Segundo um médico entrevistado pela ANN, este ano se vê um aumento de adultos com herpangina, por isso, é preciso fazer o gargarejo e a desinfecção das mãos.

Com o sistema imunológico mais baixo, passado o efeito da vacina contra o coronavírus, o organismo está mais propenso ao contágio desse tipo de doença, explicou.

Fontes: NHK, ANN e NIID

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
UNINTER - Universidade ONLINE para brasileiros no Japão!