Cerca de 850 munições não detonadas foram encontradas na Ilha Okaha (Okahajima), não habitada, pertencente a Itoman (Okinawa), um local onde os turistas costumam praticar sea kayaking e outras atividades marinhas, pois fica somente a 1 quilômetro da costa da cidade.
Na quinta-feira, em continuidade à atividade do dia anterior, a equipe das Forças de Autodefesa do Japão (JSDF), especializada no descarte de munição não detonada, fez a coleta dessas munições, como granadas e bombas de fósforo branco.
Elas foram recolhidas e transportadas de barco para um local seguro, a fim de serem processadas. Porém, durante o armazenamento foi vista uma fumaça branca, sinalizando perigo, mas foi controlada.
200 mil toneladas de armas jogadas em Okinawa
Essa não foi a primeira vez que foram encontradas essas armas de guerra nesse local. Há cerca de 20 anos foi encontrada uma quantidade razoável, recolhida e processada, mas jamais nesse volume, recorde.
Com o passar dos anos, várias pessoas relataram terem visto fumaça branca nessa ilha, por isso, foi feita uma pesquisa nessa ilha. Pode ser que tenha sido por causa dessas munições, de procedência americana.
Na Batalha de Okinawa, há 78 anos, tantos projéteis de artilharia foram disparados que foi chamada de “tempestade de ferro”, e estima-se que levará mais 70 a 100 anos para se livrar de todas as munições não detonadas.
Afinal, estima-se que tenham sido usadas 200 mil toneladas de armas diversas nessa guerra, sendo que calcula-se que mais de 10 mil toneladas não detonadas estavam ou estão esparramadas, pois 4,6 mil toneladas foram recolhidas e processadas até agora.
Fontes: NHK e Asahi