Imagem ilustrativa (PM)
Os alimentos ultraprocessados são produtos alimentícios que passaram por múltiplos processamentos industriais, contendo aditivos químicos, excesso de açúcar, gorduras saturadas, sal em excesso e outros ingredientes pouco saudáveis. Esses alimentos estão associados a diversos problemas de saúde, incluindo um maior risco de desenvolvimento de câncer.
Publicidade
Vamos conhecer alguns exemplos desses alimentos e entender por que devemos evitá-los:
Refrigerantes e bebidas adoçadas
Refrigerantes e outras bebidas açucaradas contêm grandes quantidades de açúcar adicionado, o que contribui para o ganho de peso e a obesidade, fatores de risco para o desenvolvimento de vários tipos de câncer, como o câncer de mama, cólon e pâncreas.
Salgadinhos e snacks processados
Salgadinhos, batatas fritas, biscoitos recheados e outros snacks processados são ricos em gorduras saturadas, sal e aditivos químicos, como corantes e realçadores de sabor. O consumo regular desses alimentos pode levar ao ganho de peso, inflamação crônica e aumento do risco de câncer, especialmente câncer de cólon.
Carnes processadas
Carnes processadas, como salsichas, bacon, presunto, linguiça e outros embutidos, são frequentemente produzidas com carnes de baixa qualidade, aditivos químicos e altos teores de sódio. Esses alimentos estão associados a um maior risco de câncer colorretal e de estômago.
Refeições prontas e fast food
Refeições prontas congeladas, hambúrgueres, pizzas e outros alimentos de fast food geralmente contêm altos níveis de gorduras saturadas, gorduras trans, sódio e aditivos químicos. O consumo frequente desses alimentos pode contribuir para a obesidade e aumentar o risco de câncer, principalmente devido ao alto teor calórico e à falta de nutrientes essenciais.
Produtos de panificação industrial
Pães de forma banco ou integral, de hambúrgueres, bolos, biscoitos e outras opções de panificação industrial geralmente contêm grandes quantidades de açúcar refinado, gorduras saturadas, gorduras trans e aditivos químicos. Esses ingredientes podem levar ao ganho de peso e à inflamação crônica, aumentando o risco de câncer.
É importante destacar que a chave para uma alimentação saudável é optar por alimentos frescos, minimamente processados e preparados em casa. Priorizar frutas, legumes, grãos integrais, proteínas magras, como peixe e frango, e laticínios com baixo teor de gordura pode ajudar a reduzir o risco de câncer e promover uma boa saúde em geral.
Lembre-se sempre de consultar um nutricionista para obter orientações personalizadas em relação à sua alimentação e à prevenção do câncer.
Nutricionista Silvia Tsutsumi – WhatsApp – Instagram
Veja também: Aprenda a acelerar seu metabolismo com dicas nutricionais eficientes
Para quem busca orientações sobre nutrição e planos de dietas alimentares personalizados, entre em contato com a Silvia. Faça uma consulta e tenha suporte de uma profissional qualificada. Há planos específicos para quem mora no Japão.