Mais chuvas torrenciais na região Kyushu, sudoeste do Japão, causaram a morte de 1 pessoa desde as 10h desta segunda-feira (10). Pelo menos 3 estão desaparecidas.
Uma mulher de 77 anos morreu na cidade de Soeda (Fukuoka) quando um deslizamento atingiu sua casa logo após as 4h. Seu marido de 74 anos foi resgatado com ferimentos leves.
Autoridades dizem que receberam relatos de um deslizamento que atingiu 2 casas na cidade de Karatsu (Saga) e que 2 homens e 1 mulher estavam desaparecidos.
Alerta máximo de chuva é emitido em partes da região Kyushu
A população no sudoeste do Japão está se preparando para mais chuva ameaçadora após já ter sido prejudicada nos últimos dias. Autoridades emitiram o nível mais alto de alerta para algumas partes das províncias de Fukuoka e Oita na região Kyushu.
Alguns rios transbordaram nas províncias de Fukuoka, Saga e Oita. Outros estão quase transbordando, incluindo um na província de Yamaguchi na região Chugoku.
Autoridades emitiram alertas de deslizamento em partes dessas províncias e também para Hiroshima na região Chugoku. Elas pedem aos residentes que se desloquem para locais mais altos e fiquem em lugares distantes de encostas.
Condições perigosas até a terça-feira (11)
Chuva extremamente pesada deve cair no norte de Kyushu até a noite desta segunda-feira. A frente climática deve continuar estacionária até a terça-feira.
Precipitação de 70mm por hora é esperada até a noite desta segunda-feira em algumas partes do norte de Kyushu e na província de Yamaguchi.
E no período de 24 horas até a manhã de terça-feira, o índice pluviométrico deve chegar a 200mm no norte de Kyushu, 180mm em Yamaguchi.
Inundações desde as 9h
O nível mais alto de alerta de inundação, que significa que desastres já podem ter ocorrido, foi emitido para extensões superiores do Rio Yamakuni que passa pela província de Oita, e o Rio Tokusue na província de Saga.
Fonte: NHK