A companhia aérea easyJet removeu 19 passageiros que estavam viajando de Lanzarote nas Ilhas Canárias, na Espanha, com destino ao Reino Unido porque o avião estava “muito pesado para decolar”.
O voo do Aeroporto de Arrecife em Lanzarote com destino ao Aeroporto John Lennon em Liverpool sofreu atraso devido ao peso da aeronave e más condições climáticas.
O avião partiria às 21h45 de quarta-feira (5), mas não decolou do aeroporto espanhol até por volta das 23h30.
Em um vídeo filmado por um passageiro, o piloto disse: “Obrigado por estarem aqui hoje. Como há muitos de vocês a aeronave está bem pesada”.
“A aeronave pesada combinada com uma pista curta e com as atuais condições desfavoráveis aqui em Lanzarote, isso significa que o avião está muito pesado para decolar”.
“Com a segurança como nossa prioridade número 1, não há maneira, com as atuais condições de vento, de colocar essa aeronave no ar. Há vários fatores, está muito quente, o vento não está favorável e a direção não está boa.
“Agora vocês devem estar se perguntando o que acontece e é o que eu vim aqui dizer. Falei com nossa equipe de operações e a única maneira de solucionar o problema com uma aeronave pesada é deixá-la um pouco mais leve”.
“Se possível, gostaria de pedir que até 20 voluntários escolhessem não voar para Liverpool esta noite. Se alguém quiser se voluntariar haverá um incentivo. O número atual que foi citado pela easyJet é de até 500 euros por passageiro que estiver disposto a não voar esta noite”.
Um porta-voz da easyJet confirmou ao jornal Liverpool Echo que 19 passageiros haviam se voluntariado para deixar a aeronave.
“Isso é uma decisão operacional de rotina nessas circunstâncias e restrições de peso estão em vigor para todas as aéreas por razões de segurança”.
“No caso de um voo exceder limites de peso, pedimos a passageiros que se voluntariem para serem transferidos para um outro voo sem custo, como aconteceu nessa ocasião, e uma compensação é oferecida aos passageiros em linha com os regulamentos”, disse a easyJet.
Fonte: Daily Mail