Durante 3 dias consecutivos boa parte do arquipélago japonês amargou um calor perigoso. Na terça-feira (18) a temperatura mais elevada do país foi registrada na cidade de Kuwana (Mie), de 39 graus Celsius.
Em Nagoia (Aichi), os termômetros marcaram 37,1ºC às 15h30, sendo que em Tajimi (Gifu), foi de 37,2ºC. Analisando as imagens com uma câmera termográfica, ao redor de uma fonte de água, onde as crianças brincavam, a temperatura passou de 60ºC.
Por causa desse calor insuportável, até as 15h, foram transportadas de ambulância, com suspeita de insolação, 74 pessoas de Aichi, 18 de Gifu e 14 de Mie.
Um idoso, na faixa dos 70 anos, residente em Iga (Mie), foi encontrado com mal-estar, sobre sua cama no quarto, com o ar-condicionado desligado. Foi socorrido de ambulância, com temperatura corporal de 40,7ºC.
Por isso, o Corpo de Bombeiros pede que as pessoas liguem o ar-condicionado para preservar a vida.
Mortes por insolação
Na terça-feira soube-se que no dia anterior, feriado, dois homens na faixa dos 60 anos, que foram socorridos com sintomas de insolação, em Aichi, morreram.
Um deles, residente em Toyota, foi encontrado caído na sua horta.
A outra vítima fatal é de Inazawa. Ele foi encontrado com mal-estar por um conhecido que foi visitá-lo e o relato é de que o quarto estava com o ar-condicionado desligado.
Na segunda-feira, a cidade de Toyota teve a temperatura mais elevada do país, chegando a 39,1 graus Celsius.
Fontes: ANN, CBC TV e Nagoya TV