A montadora japonesa Subaru, com sede em Tóquio e fábricas em Gunma, anunciou na quarta-feira (2) que pretende vender 600 mil veículos elétricos (VEs) em todo o mundo em 2030.
Até o final de 2026, a empresa planeja dobrar o número de modelos de VEs a serem lançados, um total de 8 até o final de 2028.
Também informou que iniciará a produção local de VEs nos Estados Unidos, seu principal mercado, até 2027 ou 2028. Incluindo a construção de um sistema de produção dedicado no Japão, que já começou, o investimento relacionado aos VEs deverá ser de cerca de 1,5 trilhão de ienes por volta de 2030.
O porta-voz da Subaru disse que os VEs e os veículos híbridos (VHs) representarão 40% das vendas globais até 2030. Com a nova política para acelerar a produção dos VEs, estima-se que metade das vendas globais em 2030 serão dos VEs, cerca de 1,2 milhão de unidades.
Atsushi Osaki, presidente da Subaru, declarou em uma entrevista coletiva que a montadora “trabalhará na inovação de fabricação mais avançada do mundo” em conjunto com o estabelecimento de sistemas de produção de veículos elétricos (VEs) no Japão e nos Estados Unidos, com o objetivo de reduzir pela metade o número de peças e processos de produção.
Informou que os detalhes, como a localização, da produção dos VEs nos Estados Unidos serão considerados no futuro. Há uma expectativa para aquisição das baterias automotivas, são peças essenciais, da Panasonic Energy, cuja negociação está em andamento, para uma colaboração de médio a longo prazo.
Fontes: Sankei e Nikkei