Na manhã de sábado (5), uma mulher estrangeira ligou para o 119 para pedir socorro à sua mãe que estava com mal-estar, quando desciam o Monte Fuji, na rota Shubashiri, na província de Shizuoka.
Segundo a polícia e o Corpo de Bombeiros que a socorreram, foi por volta das 6h55, que a mãe da britânica, 72 anos, apresentou sintomas de dor de cabeça, tontura e vômito, possivelmente por hipobaropatia, também chamada de doença da altitude.
Ela estava perto da 6.ª estação e foi colocada em uma maca para a descida até a 5.ª estação. Depois da descida a idosa estrangeira se recuperou.
A polícia informou que, segundo os relatos da filha de 40 anos, as duas começaram a escalada ao Monte Fuji às 10h de sexta-feira (4) e se hospedaram em uma cabana situada na 7.ª estação.
Como a mãe dela não se sentia bem, decidiram interromper a jornada da escalada e descer, quando seu estado piorou na 6.ª estação.
As duas estavam devidamente preparadas, com roupas e calçados adequados para o montanhismo.
Os bombeiros e a polícia disseram que as duas tomaram a decisão certa de não seguir escalando. “Se sentir mal durante a subida, por favor, não hesite e volte”, disse um deles.
Fonte: SBS