Esta quarta-feira, 9 de agosto, marca 78 anos desde que uma bomba atômica foi detonada sobre Nagasaki na 2ª Guerra Mundial, matando dezenas de milhares de pessoas.
A cidade refletirá sobre as mortes e destruição causadas pelo ataque, e pedirá que líderes mundiais façam mais para livrar o mundo de armas nucleares.
Pessoas vêm se reunindo para orar no Parque da Paz de Nagasaki desde a manhã desta quarta-feira. Ele fica perto do epicentro da explosão.
Uma missa católica foi realizada em uma catedral perto do parque.
Neste ano, a cerimônia memorial foi reduzida devido à severa tempestade tropical que está se aproximando da região. O primeiro-ministro Fumio Kishida ou outros embaixadores estrangeiros não comparecerão à cerimônia
A cerimônia memorial também foi movida do Parque da Paz para um centro de convenções. Essa é a primeira vez em 60 anos que o evento será realizado em ambiente fechado.
O prefeito de Nagasaki, Shiro Suzuki, transmitirá uma “declaração de paz”. Ele deve pedir a líderes mundiais que parem de depender de dissuasão nuclear e realizem ações estavelmente ao longo do caminho abolindo armas nucleares.
Fonte: NHK