Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança

Lento tufão Lan assola grande área do Japão

| Tempo

Por causa das rajadas de vento há locais sem energia elétrica. Além disso, a chuva pesada poderá causar desastres, por isso, é preciso muito cuidado.

Konishi Sangyo - Empregos no Japão
tufao7 15

O olho do tufão Lan está sobre Wakayama, causa dos ventos e chuvas fortes na terça-feira (AMJ)

O tufão de número 7 está se movendo para o noroeste enquanto assola as regiões de Kansai e Shikoku na terça-feira (15). Causa fortes ventos e chuva pesada nas regiões Kansai e Tokai, como também nas províncias de Okayama e Tottori.

Publicidade
Grande contratação em Toyama - UT SURI-EMU

Segundo a Agência de Meteorologia do Japão (AMJ), o tufão Lan está com 980hPa às 9h de terça-feira, com uma área de tempestade de 280 quilômetros, sobre a cidade de Wakayama (província homônima), em curso lento, de 15km/h. Por isso, deverá levar o dia todo para atravessar Kansai e chegar ao Mar do Japão.

Por volta das 6h30, foram registradas rajadas de vento de 32,7m/s em Kobe (Hyogo), 31,9m/s no Aeroporto de Kansai (KIX) e 30,6m/s em Tsu (Mie). Só para ter uma ideia do quão forte é uma rajada de vento de 30 metros por segundo, equivale a 108 quilômetros por hora.

Artigos relacionados

Acompanhe o Portal Mie

Cuidado com desastres causados pela chuva

tufao7 15B

Desastres que podem ser causados pela passagem do tufão (NHK)

As chuvas até agora aumentaram muito o risco de desastres de deslizamento nas províncias de Tokushima, Tottori, Okayama, Kyoto, Nara, Wakayama, Shiga, Mie, Gunma, Tóquio e Iwate. Há áreas com anúncio de risco de deslizamento, portanto, é preciso ficar atento aos avisos locais.

Nas províncias de Wakayama, Nara, Mie e Iwate, há risco extremamente alto de inundação e, na manhã de terça-feira, há rios que excederam o nível de perigo.

Segundo a AMJ a previsão é de precipitação elevada até a manhã de quarta-feira (16):

  • 350mm em Tokai
  • 300mm em Kansai
  • 250mm em Chugoku
  • 200mm em Shikoku, Kanto-Koshin e Hokuriku

Ventos fortíssimos

A AMJ alerta sobre os ventos e as rajadas, pois são tão fortes ao ponto de virar um caminhão em movimento. A previsão em relação aos ventos é de:

  • 30m/s em Tokai e Kansai, com rajadas de até 45m/s
  • 25m/s em Shikoku e Chugoku, com rajadas de até 35m/s
  • 23m/s em Hokuriku 

Fique longe da costa e dos rios

tufao7 15a

Ondas altas em Shingu, Wakayama, às 5h de terça-feira (NHK)

As ondas estão muito elevadas nas regiões Kansai, Tokai, Shikoku e nas Ilhas Izu. Além disso, o nível da maré sobe até quarta-feira, por isso, o cuidado deve ser redobrado, pois com a maré alta e elevação das ondas, podem ocorrer inundações marítimas. Há risco de inundações fluviais também.

Apagão

Na província de Mie ocorreram quedas de energia elétrica pelos rompimentos dos cabos por causa das rajadas de vento. Na manhã de terça-feira foram confirmados 12,7 mil pontos (residenciais e comerciais) com apagão.

Fontes: AMJ, NHK e Tokai TV


+ lidas agora

>>

Vamos Comentar?

logo