Imagem Ilustrativa
A posição do corpo durante as horas de sono não apenas influenciam a nossa sensação de descanso, mas também pode ter um impacto profundo na nossa saúde geral. Duas das posições mais comuns são dormir de lado e de costas, cada uma com suas próprias vantagens e considerações. Saiba qual é a melhor posição para se dormir durante o verão, e dicas de como dormir melhor.
Publicidade
Pegar rápido no sono pode não ser um bom sinal
Shumi Kajimoto, diretor da Clínica de Fadiga e Sono de Tóquio (Tokyo Hiro Suimin Clinic), explica que dormir muito rápido é um sinal de cansaço. “Em comparação com o ano passado, estamos trabalhando e fazendo atividades neste calor intenso. E estamos todos sofrendo com isso”, disse Kajimoto, enfatizando que única maneira de se recuperar da fadiga é ter um bom sono”.
“Se você adormece cinco minutos depois de entrar debaixo das cobertas, isso é uma evidência de que não está dormindo o suficiente. O tempo médio para pegar no sono é de cerca de 10 minutos. Essa é uma evidência de que você está “realmente cansado” a ponto de precisar desligar seu corpo rapidamente”, comenta.
Um dos fatores que ajudam na hora do sono é a posição do corpo.
A primeira etapa para um bom sono é a posição de dormir
Segundo o diretor, se você dormir de costas, o colchão e suas costas estarão em contato direto e o calor pode se acumular. Quando o calor se acumula, “o cérebro não consegue descansar”, devido ao aumento da temperatura.
Para diminuir a temperatura, o cérebro manda o corpo “suar”. Durante esse processo, a qualidade do sono diminui justamente porque seu cérebro não consegue descansar.
“Algumas pessoas acham mais fácil dormir de costas, é claro, portanto, se o ambiente for confortável, deitar de costas não é necessariamente ruim. Mas, para as pessoas que roncam, suam facilmente à noite ou têm um sistema nervoso autônomo (jiritsu shinkei) cansado, é mais fácil controlar a temperatura corporal quando se deita de lado”, comenta o diretor.
Uma forma de evitar o acúmulo de calor no corpo são as “almofadas de resfriamento” e os “travesseiros de abraço” (dakimakura).
“Dormir de lado com um travesseiro é chamado de ‘posição Sims’. Essa posição é especialmente recomendada para mulheres grávidas, pois é a mais estável para o corpo e permite fácil circulação e respiração“, disse Kajimoto.
Dormir com o parceiro reduz a qualidade do sono
Embora dormir abraçado possa ser uma boa opção, o médico revela que é sempre melhor dormir sozinho para um melhor sono, principalmente para pessoas calorentas.
“(Dormir com o parceiro) Não é bom para pessoas com temperatura corporal elevada, pois inevitavelmente sentirão o calor do outro. Algumas pessoas dormem com seus parceiros, mas dormir em uma cama juntos geralmente resulta em uma qualidade de sono inferior. Dados experimentais mostram que o desempenho nas tarefas diminui pelo menos no caso dos maridos. Camas separadas são definitivamente melhores e, idealmente, quartos separados são melhores porque todos sentimos a temperatura de forma diferente. Do ponto de vista médico, isso é o mais correto”, enfatiza Kajimoto.
O segredo para um sono estável é a “temperatura profunda”
A temperatura profunda é a temperatura interna do corpo, incluindo o cérebro e os órgãos.
Diminuir a temperatura corporal profunda durante a hora de dormir para permitir que os órgãos, os músculos e o cérebro descansem leva a um sono de qualidade.
“Manter a cabeça fria e os pés quentes” é o segredo para isso. O cérebro e o corpo têm temperaturas ideais diferentes.
Na hora de dormir, o cérebro se sente confortável entre 22°C a 24°C, mas a temperatura mais confortável para o corpo é em torno dos 33°C.
Kajimoto recomenda as seguintes dicas:
- Ajuste o ar-condicionado do quarto para 25°C a 26°C.
- Cubra-se com um edredom de inverno, não com um edredom fino, como um tecido felpudo.
- Coloque meias entre uma ou duas horas antes de ir para a cama para aquecer os pés e tire-as antes de ir para a cama.
“(Dormir com ar-condicionado e edredom) É o melhor. É um luxo, mas é o melhor. O importante é resfriar o cérebro. O cérebro gera calor mais facilmente. Se você não o mantiver frio o tempo todo, ele ficará cada vez mais quente. Portanto, o cérebro não consegue descansar quando está superaquecido”, comenta.
Respiração é muito importante
O nariz desempenha um papel fundamental no resfriamento do cérebro.
“Quando o nariz está entupido, a temperatura do cérebro aumenta. O nariz é realmente muito importante”, enfatiza o diretor.
O hipotálamo, também conhecido como o “centro da vida” que regula a temperatura corporal, está localizado próximo ao nariz. O ar inalado pelo nariz passa pela cavidade nasal e, ao expor a cavidade nasal ao ar frio, a temperatura do cérebro pode diminuir.
Segundo o médico, existe o seguinte método de respiração que melhora a circulação de ar e eleva a qualidade do sono.
- Inspire lentamente pelo nariz – 4 segundos
- Prenda a respiração – 7 segundos
- Expire lentamente pela boca – 8 segundos
Alimentos que ajudam na hora de dormir no verão
Kajimoto comenta também que há certos alimentos que proporcionam uma melhor noite de sono no verão.
Asinhas de frango e pé de porco
Eles contêm o aminoácido “glicina”, que reduz a temperatura profunda.
Chá verde gelado
O chá gelado contém menos cafeína e, no processo, é extraído apenas um aminoácido chamado de “teanina”, que tem um efeito relaxante.
Fonte: TBS