A Agência de Meteorologia do Japão (AMJ) divulgou na quinta-feira (24) as previsões para os próximos 30 dias – 26 de agosto a 25 de setembro, informando que a previsão é de que o calor rigoroso continue em todo o país, especialmente nas próximas duas semanas.
Esse fenômeno das temperaturas extremamente elevadas no verão ocorre somente uma vez em uma década. Por exemplo, Tóquio já teve recorde, pois são 21 dias consecutivos de extremo calor. Portanto, os cuidados em relação à insolação e fadiga de verão (natsubate) devem continuar.
Por isso, o governo continuará divulgando o alerta de insolação mesmo em setembro.
A precipitação para o próximo mês será acima da média no lado Pacífico – Kanto, Tokai, Kansai e Shikoku, além das regiões Chugoku, Kyushu e Okinawa. Por conta disso, as horas de sol devem ser inferiores à média normal.
Em geral, o pico dos tufões é em agosto. Até o momento são 4, quando a média é de 5,7. Já setembro, é o mês com o segundo maior número desse fenômeno. Portanto, é um mês propenso a fortes chuvas, pois além dos tufões têm as outonais.
A recomendação é ficar sempre atento à previsão do tempo antes de sair para o lazer ao ar livre para não ser pego de surpresa com a chuva. Também deve ficar atento aos tufões.
Fontes: AMJ e Tenki