Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança

Encefalite japonesa: medida básica para se prevenir da infecção

| Sociedade

Um determinado mosquito que pica e suga o sangue dos porcos infecta o ser humano. Por isso, veja como se prevenir.

Unigran Japan 2026
mosquito

Mosquito Culex tritaeniorhynchus, transmissor do vírus da encefalite japonesa (Wikipedia)

Segundo explicação do Instituto Nacional de Doenças Infecciosas (NIID), a encefalite japonesa é uma doença comum no Sudeste Asiático, incluindo o Japão, causando uma doença grave, cuja ocorrência é de 1 a cada 100 a mil pessoas.

Publicidade
Grande contratação em Toyama - UT SURI-EMU

A via de transmissão é o vírus pelo mosquito Culex tritaeniorhynchus (コガタアカイエカ), o qual pica e suga o sangue dos porcos infectados, que por consequência infecciona os seres humanos. A taxa de mortalidade é estimada em 20% a 40%.

Isso causa preocupação pois está aumentando a proporção de porcos portadores do vírus da encefalite japonesa. O governo da província de Oita pede cautela para não ser picado por mosquitos portadores do vírus, embora estejam sendo realizados testes regulares nos animais desde o início de junho.

Artigos relacionados

Acompanhe o Portal Mie

A taxa de prevalência de anticorpos entre suínos aumentou de zero no início de junho para 10% em meados de julho e 90% em meados de agosto. Além disso, 60% dos pacientes apresentavam um valor que indicava terem sido infectados recentemente.

Os dados do NIID mostram as infecções confirmadas em julho e agosto (até 30 de agosto). Além das províncias do sul como Okinawa e as de Kyushu (Oita, Miyazaki, Kumamoto, Fukuoka e Saga), foram confirmadas em Shimane, Kagawa, Hiroshima, Hyogo, Aichi, Mie, Ishikawa, Shizuoka, Niigata, Kanagawa, Chiba, Gunma, Ibaraki, Akita e Miyagi.

Para prevenir a infecção nas áreas não urbanas, principalmente onde tem água como os arrozais, recomenda-se usar o spray repelente como medida preventiva.

JE 2023 6 scaled

Casos de encefalite japonesa em julho e agosto (reprodução do NIID)

Fontes: OBS e NIID


+ lidas agora

>>

Vamos Comentar?

logo