A Guarda Costeira informou que na manhã de terça-feira (5), por volta das 9h, um universitário, de 19 anos, se afogou quando nadava na praia de Shirahama, na cidade de Shimoda (Shizuoka).
Um surfista percebeu algo estranho e o socorreu colocando-o sobre a prancha e o levou até a areia. Um outro surfista tomou medidas de socorro e o universitário retomou a consciência.
Nessa mesma praia um outro universitário foi levado mar adentro e se afogou, no domingo (3), ficando temporariamente inconsciente.
Perigo da corrente de retorno
Segundo a Guarda Costeira, em ambos os casos, foram levados pela corrente de retorno.
É um fenômeno comum nas praias em todo o mundo, de um fluxo de água que se move em direção ao mar a partir da costa, muitas vezes em uma velocidade mais rápida do que a correnteza normal. Essa corrente pode ser perigosa para os banhistas, pois pode arrastá-los para águas mais profundas e turbulentas.
Em geral, há placas nas praias indicando o perigo da corrente de retorno, como tem nessa na qual ocorreram os afogamentos.
Além disso, as praias do arquipélago principal do Japão já encerraram a temporada, portanto, não há mais a presença dos salva-vidas. Por isso, já que há proibição de nadar, recomenda-se fortemente não fazê-lo nessas praias, especialmente onde tem corrente de retorno.
Em Okinawa, onde a temporada continua até o final de outubro se pode nadar pois as praias públicas contam com salva-vidas.
Fonte: SBS