Os termômetros de todo o país não registraram temperatura igual ou superior a 35ºC na quarta-feira (6). A máxima do dia chegou a 34,8ºC nas cidades de Hiroshima e Matsuyama (Ehime).
A trégua da onda de calor de 54 dias consecutivos durou um dia. Na quinta-feira (8), com céu ensolarado em quase todo o arquipélago, é possível que volte a ter registro de 35ºC em alguns locais das regiões Kyushu e Shikoku.
Por isso, até que chegue o outono, é preciso continuar gerenciando a saúde para a prevenção da insolação.
Tufão Yun-Yeung mudou o curso
Segundo informações da Agência de Meteorologia do Japão (AMJ), o 13.º tufão do ano está com 998hPa na manhã de quinta-feira, ainda ao sul do país, se movendo a 25km/h em direção ao arquipélago principal.
Devido às nuvens de chuva que se desenvolveram em torno do fenômeno e do próprio tufão, espera-se que a precipitação seja forte, com trovões, no sábado (9), nas regiões Kanto e Tohoku. Ainda, há risco de formação de uma faixa linear de precipitação, o que poderá aumentar o risco de desastres.
Recomenda-se ficar atento ao curso do tufão Yun-Yeung pois poderá assolar a região Kanto no sábado e depois seguir em direção a Hokkaido.
Ele fez uma mudança no curso, pois na terça-feira (5) estava mais voltado para a costa do Pacífico, porém atualmente a área de tempestade poderá cobrir ampla área em terra.
Mas, como se trata de previsão, poderá acontecer mudança no curso.
Fontes: AMJ, Tenki, NHK e WeatherNews