No domingo (10) soube-se que foi pescada uma enguia gigante de 1,1 metro, com 2,9 quilos, na barragem de Majima, do Rio Kando, na cidade de Iinan (Shimane).
Ainda não foi confirmada se é uma enguia japonesa e, se for, o tamanho é incomum.
A enguia foi capturada por volta das 20h30 de quinta-feira (7) por Yoshinari Fujikawa, 61 anos, japonês, empresário e membro da Cooperativa de Pesca do Rio Kando. No início, sentiu que deu uma mordiscada e, de repente, sentiu um forte puxão. “Pensei que fosse uma carpa enorme ou um grande bagre (namazu em japonês)”, relatou. Resolveu iluminar com a lanterna, quando viu que era uma enguia gigante.
Ele gosta de pescar enguias na barragem desde os 40 anos, mas essa foi a sua primeira de tamanho gigante. “Foi uma alegria”, exclamou.
O que fez com a enguia gigante
“Se for uma enguia japonesa será uma das maiores relatadas no Japão”, disse o professor Teruhiko Takahara, 46, da Faculdade de Ciências de Recursos Biológicos da Universidade de Shimane, que confirmou se tratar dessa variedade, quando uma gigantesca foi pescada no mar em Shimane, em 2021.
A enguia foi levada ao laboratório para testes de DNA, entregue pelo pescador para o professor. “Embora seja como se estivesse entregando um filho, fico feliz que possa ser usada para pesquisa e mostrá-la em um local onde as crianças possam vê-la”, disse Fujikawa, o empresário que pesca por lazer.
Assista ao vídeo gravado pelo jornal para ver a diferença de tamanho de uma enguia comum e essa gigante.
Fonte: San’in Chuo Shimbun