Putin não será preso se for à cúpula do G20 no Brasil em 2024, diz Lula

Entrevistado nos bastidores da reunião do G20 em Déli, na Índia, pelo programa Firstpost, Lula disse que Putin seria convidado para o evento do próximo ano.

‘Acredito que Putin pode ir facilmente ao Brasil’, disse Lula (banco de imagens)

O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, disse no sábado (9) que o líder russo Vladimir Putin não seria preso no Brasil se ele participar da reunião do G20 no Rio de Janeiro no ano que vem.

Publicidade

Entrevistado nos bastidores da reunião do G20 em Déli, na Índia, pelo programa Firstpost, Lula disse que Putin seria convidado para o evento do próximo ano, acrescentando que ele mesmo planejava participar de uma reunião de nações em desenvolvimento do bloco BRICS na Rússia antes da cúpula no Rio de Janeiro.

“Acredito que Putin pode ir facilmente ao Brasil”, disse Lula. “O que eu posso dizer a você é que se eu sou o presidente do Brasil, e ele vier ao Brasil, não há maneira de ele ser preso”.

O Tribunal Internacional de Crimes de Guerra (ICC) emitiu um mandado de prisão contra Putin em março, acusando-o de crime de guerra ao deportar ilegalmente centenas de crianças da Ucrânia. A Rússia negou que suas forças se engajaram em crimes, ou levaram criança ucranianas à força.

Putin evitou repetidamente reuniões internacionais e não estava presente na reunião do G20 em Déli, mas enviou o ministro de Relações Exteriores Sergei Lavrov.

O Brasil é um signatário do Estatuto de Roma que levou à fundação do ICC.

No sábado, nações do G20 adotaram uma declaração consensual a qual evitou condenar a Rússia pela guerra na Ucrânia, mas fez um pedido a todos os estados que não usem força para pegar território.

O G20 é formado por África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Coréia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia, Turquia e União Europeia.

O grupo responde conjuntamente por cerca de 80% do PIB mundial e 75% do comércio internacional, além de dois terços da população e 60% do território do planeta.

Fonte: Arab News

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Turista se afoga durante snorkeling em Shizuoka

Publicado em 11 de setembro de 2023, em Sociedade

De novo, ocorreu um afogamento no famoso point em Shizuoka, mas o salva-vidas conseguiu fazer com que a vítima recuperasse a consciência.

Hirizo, famoso point de mergulho e snorkeling (SBS)

De acordo com a polícia, por volta do meio-dia de domingo (10), um estudante universitário de 20 anos, residente da cidade de Muroran (Hokkaido), turista, se afogou durante o snorkeling na praia de Hirizo, na cidade de Minami Izu (Shizuoka).

Publicidade

Ele estava a turismo e acompanhado de um parente que mora na cidade.   

O parente que estava com ele pediu ajuda às pessoas ao redor e um salva-vidas o resgatou.

Inicialmente, estava inconsciente, mas depois recuperou a consciência pois conseguiu vomitar água na prancha do salva-vidas. O turista foi levado às pressas para o hospital, mas está fora de perigo. 

Ele relatou que foi a primeira vez que experimentou o snorkeling, que se apavorou porque entrou água e se afogou.

A polícia está alertando sobre as correntes de retorno e ondas altas. Hirizo é um dos locais preferidos das pessoas que praticam snorkeling e mergulho, pela beleza.

Fontes: SBS, SATV e SUT TV

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!