Inundações ‘catastróficas’ na Líbia podem ter deixado 2 mil mortos

O primeiro-ministro do governo do leste da Líbia, Osama Hamad, descreveu a situação como ‘catastrófica e sem precedentes no país’.

Bairros inteiros foram varridos para o mar, de acordo com autoridades (X/Informer)

Teme-se que milhares de pessoas tenham morrido na Líbia após a Tempestade Daniel ter trazido chuva severa e inundações para a região leste do país, varrendo bairros inteiros para o mar, de acordo com autoridades.

Publicidade

Ahmed Mismari, porta-voz do Exército Nacional Líbio, disse em uma coletiva de imprensa na segunda-feira (11) que só na cidade mais duramente afetada de Derna cerca de 2 mil pessoas morreram e entre 5 mil a 6 mil estão desaparecidas.

A rede CNN não conseguiu verificar independentemente o número de mortes e Mismari não falou sobre uma fonte para o número de mortos e desaparecidos.

O Red Crescent (Crescente Vermelho) em Benghazi estimou antes que 150 a 200 pessoas haviam morrido, de acordo com a agência de notícias Reuters.

Pressão severa de fortes chuvas em Derna fez com que represas colapsassem, destruindo casas e estradas, dizem autoridades.

Mismari disse em uma coletiva de imprensa que a inundação foi causada por duas represas que colapsaram no sul da cidade. Como consequência, 3 pontes foram destruídas. As águas carregaram bairros inteiros, eventualmente depositando-os no mar”, disse ele.

O porta-voz disse que as “inundações sem precedentes ocorreram nas cidades de Al-Bayda, Derna, Al-Marj, Tobruk, Takenis, Al-Bayada e Battah, e todas as cidades e vilarejos de Al-Jabal Al Akhdar e a costa leste”.

O primeiro-ministro do governo do leste da Líbia, Osama Hamad, descreveu a situação como “catastrófica e sem precedentes no país”, de acordo com uma reportagem da agência estatal de notícias Libyan News Agency (LANA).

Imagens compartilhadas na mídia social mostraram carros submersos, prédios destruídos e correntes de água nas ruas.

Fonte: CNN

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Avião parte de aeroporto sem nenhuma bagagem despachada dos passageiros

Publicado em 12 de setembro de 2023, em Notícias do Mundo

Um avião da Swiss International Air Lines partiu da Suíça para a Espanha sem qualquer bagagem a bordo. ‘Escassez de pessoal de terra’ fez com que as malas fossem deixadas para trás.

Uma avião da Swiss International Air Lines (ilustrativa/banco de imagens)

Um avião da Swiss International Air Lines chegou aos seu destino sem uma única bagagem despachada a bordo.

Publicidade

A aeronave chegou a Bilbau, na Espanha, no sábado (9), sem qualquer uma das bagagens despachadas dos passageiros. As malas foram deixadas em Zurique, na Suíça, disse Kavin Ampalam, porta-voz da Swiss, à agência de notícias AFP.

Passageiros esperaram em vão pelas suas malas por mais de 2 horas perto da esteira, divulgou o jornal alemão Blick.

“Havia uma escassez de pessoal de terra”, disse Ampalam à AFP.

Ele citou que o voo partiu sem as bagagens de seus 111 passageiros “por razões operacionais”, visto que o avião tinha que transportar outra leva de passageiros de Bilbau para o Aeroporto de Zurique antes de ele fechar. A Swiss estava operando o voo em nome da Edelweiss Air, disse o porta-voz.

Ampalam disse que a tripulação de voo aguardou por “1 hora e 16 minutos” para que o pessoal de terra colocasse as malas para dentro da aeronave antes de decidir voar para Bilbau sem elas.

“Entendemos que a situação não é favorável para as pessoas envolvidas e, certamente, lamentamos a inconveniência”, disse Ampalam à aFP.

Vários passageiros disseram que o piloto responsável pelo voo pediu desculpas pelo atraso na partida, mas não mencionou ter deixado as malas em Zurique, divulgou o Blick.

Ampalam disse ao Blick que as malas dos passageiros já estavam sendo transportadas para Bilbau, mas não citou quando elas chegariam.

Essa não é a primeira vez que um avião partiu sem as malas dos passageiros.

Em julho deste ano, dois voos da Scoot viajaram de Atenas, na Grécia, para Singapura sem as bagagens dos passageiros por causa da onda de calor, a qual poderia afetar o desempenho dos motores da aeronave.

Fonte: Insider

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão