Durante consulado itinerante em Soja, o Consulado-Geral do Brasil em Nagoia, em parceria com o Projeto Construir Artel e o Projeto Bê-á-bá Alfabetização, e com apoio do Instituto Guimarães Rosa do Ministério das Relações Exteriores, realizará “Salão do PLH”, evento de divulgação da importância do aprendizado do Português como Língua de Herança (PLH).
O público-alvo são crianças e jovens brasileiros que têm o idioma local como ferramenta principal para a comunicação, ou seja, que estão menos habituados a utilizar a língua portuguesa no dia a dia.
O estudo do PLH não só auxilia na compreensão da língua portuguesa, mas também é importante para a construção e o fortalecimento da identidade brasileira.
As atividades serão compostas de leituras bilíngues em português e japonês e dobraduras (“origami”). A data, o endereço e os horários do evento estão discriminados a seguir:
Durante a atividade, os pais poderão receber dicas de especialistas para estimular o aprendizado do PLH.
Em paralelo a consulado itinerante em Soja, província de Okayama, também serão realizadas sessões de bate-papo sobre os cuidados com a saúde mental.
O objetivo será apresentar o próprio conceito de saúde mental; os sintomas e a identificação de adoecimento psicológico; e as possibilidades de prevenção e tratamento. Também se poderão esclarecer dúvidas que eventualmente surjam durante a interação.
As atividades serão organizadas por psicóloga do Projeto Tsuru, atual prestador de aconselhamento psicossocial do Consulado-Geral do Brasil em Nagoia.
O evento estará aberto à participação de todos os brasileiros maiores de 18 anos – menores de idade poderão participar acompanhados de adulto responsável.
Via Consulado-Geral do Brasil em Nagoia