Embora os veículos de comunicação do mundo divulguem amplamente os cuidados para não ser vítima do estelionato do amor, uma mulher da província de Shiga, de 50 anos, caiu nesse golpe, resultando em perda quase 30 milhões de ienes.
Segundo a polícia, em meados de dezembro do ano passado, quando tinha 49 anos, conheceu um homem que se dizia médico, estrangeiro, através de uma das redes sociais.
Teria contado sobre sua carreira e que teria que ir à Síria, através de uma missão da Organização Mundial da Saúde (OMS) e que depois disso se encontrariam pessoalmente.
Com as técnicas usadas por esses golpistas do amor, a mulher apaixonada acreditou nos argumentos de “minha conta bancária está sendo monitorada”, “preciso de dinheiro para desbloqueá-la” e outros.
Para querer ajudá-lo, a mulher relatou que fez 8 transferências, no total de 27 milhões de ienes.
O caso foi descoberto porque uns parentes dela desconfiaram e denunciaram à polícia de Shiga.
Até 15 deste mês, segundo a polícia, há 50 denúncias de ocorrências semelhantes, de estelionato do amor, todas de namoros virtuais, através das redes sociais.
O total desses prejuízos é de aproximadamente 487 milhões de ienes. Por isso, recomenda que as pessoas fiquem alertas sobre a ação desses golpistas.
Fontes: NHK e Chunichi