O Ministério da Defesa de Taiwan diz que um número recorde de aeronaves militares chinesas foram vistas no espaço aéreo em torno de Taiwan no período de 24 horas até a manhã desta segunda-feira (18).
Segundo o ministério, um total de 103 aeronaves operaram em torno de Taiwan nas 24 horas até as 6h, horário local.
Delas, 40 atravessaram a linha mediana entre Taiwan e a China continental ou entraram na zona de identificação aérea a sudoeste e sudeste de Taiwan.
Alguns dos caças J-16 e KJ-500 de alerta precoce e de controle sobrevoaram o Canal de Bashi entre Taiwan e as Filipinas após atravessarem a linha mediana, e alcançaram o Oceano Pacífico a sudeste de Taiwan.
Aeronaves de reabastecimento Y-20 sobrevoaram águas ao largo da Península de Hengchun, o extremo sul da ilha principal de Taiwan.
Essa é a primeira vez que o número de aeronaves militares chinesas detectadas no espaço aéreo em torno de Taiwan excedeu 100 em único dia desde quando o ministério começou a divulgar informação no atual formato.
O ministério disse que perturbação contínua por parte da forças militares chinesas pode facilmente aumentar as tensões e piorar a segurança regional.
Ele pediu a autoridades chinesas que assumissem responsabilidade e interrompessem imediatamente ação destrutiva e unilateral.
Fonte: NHK