A Mitsubishi Motors decidiu encerrar a produção de automóveis na China, soube o site Asia Nikkei.
A companhia iniciou negociações finais de retirada com o Guangzhou Automobile Group (GAC) da China, uma grande montadora com a qual a Mitsubishi tem um empreendimento conjunto.
As vendas da Mitsubishi na China têm estado lentas devido à popularidade de veículos elétricos e o aumento de marcas locais.
Outras montadoras japonesas também estão enfrentando dificuldades e podem rever suas estratégias no país.
O GAC Mitsubishi Motors tem uma fábrica na província de Hunan. A companhia suspendeu a produção em março e não retomará as operações. A planta de Hunan é a única fábrica da Mitsubishi na China.
Espera-se que o GAC use a planta de Hunan para produção de veículos elétricos e tente manter um certo nível de empregos.
O GAC tem uma participação de 50% na GAC Mitsubishi, a Mitsubishi Motors detém 30% e a companhia comercial Mitsubishi Corp., 20%. A GAC Mitsubishi continuará como entidade corporativa, mas a Mitsubishi Motors e a Mitsubishi Corp. vão retirar seus investimentos.
Em 2022 a Mitsubishi vendeu 38.550 carros na China, queda de aproximadamente 60% ante o ano anterior. Para reverter a tendência, ela lançou um híbrido, o SUV Outlander, para o mercado da China no outono passado, embora as vendas tenham ficado abaixo das projeções.
Enquanto sai da China, a Mitsubishi vai dedicar recursos para o Sudeste Asiático e a Oceania, regiões que contam por cerca de um terço de suas vendas consolidadas.
Fonte: Asia Nikkei