A Toyota planeja construir uma terceira fábrica na Índia, expandindo a capacidade de produção no país pela primeira vez em mais de uma década, enquanto sua parceria com a Suzuki aumenta os volumes domésticos, disseram duas fontes.
A maior fabricante de veículos no mundo quer que a planta inicie com capacidade de 80.000 a 120.000 veículos por ano, o que poderia crescer para cerca de 200 mil ao longo do tempo, disse uma das pessoas com conhecimento dos planos.
A Toyota também começou o desenvolvimento de um novo veículo esportivo utilitário SUV para o mercado indiano que poderia ser lançado no início de 2026 e seria o produto âncora para a nova fábrica, disseram as fontes.
A expansão da Toyota na Índia, o terceiro maior mercado de carros do mundo, ocorre em um momento quando a montadora vê crescimento lento na Europa e América do Norte e competição no Sudeste Asiático com atuantes chinesas.
Atualmente, a Toyota tem duas plantas de veículos em Bidadi, uma cidade no estado de Karnakara, no sul da Índia, e uma terceira está sendo planejada nas mesmas instalações.
A montadora japonesa acrescentou um terceiro turno nas duas plantas em maio, aumentando sua capacidade anual combinada em 30% para mais de 400 mil veículos.
Fonte: The Daily Star