‘Não se aproxime da costa até que o alerta de tsunami seja suspenso’, avisa AMJ

Na costa de algumas províncias e ilhas já foram confirmados tsunamis, mas poderão ocorrer mais. A previsão é de que até a tarde ainda há risco.

Porta-voz da AMJ em coletiva de imprensa para explicar sobre os tsunamis (NHK)

A Agência de Meteorologia do Japão (AMJ) realizou uma coletiva de imprensa às 8h40 de segunda-feira (9) para explicar sobre o mecanismo do tsunami na costa, desde Chiba a Kagoshima, incluindo as ilhas de Izu, Ogasawara e Amami.

Publicidade

Segundo explicações do porta-voz, Toshihiro Shimoyama, vem ocorrendo atividades sísmicas nas proximidades de Torishima, no Oceano Pacífico, desde 2 deste mês. E a cada terremoto de elevada magnitude causa a ocorrência de tsunami, como em 5 da semana anterior.

Porém, não foi possível determinar o local exato do epicentro do terremoto de segunda-feira, tampouco a magnitude. Embora acredite-se que tenha sido na faixa de 5, gerou tsunami. Como não foi possível obter mais informações ficou difícil prever os horários exatos dos tsunamis e também a altura de cada um deles.

Até as 9h30 já foram constatados tsunamis de 10 a 60 centímetros, nas Ilhas Izu, Hachiojima, Miyakejima, também nas costas das províncias de Kagoshima, Kochi, Chiba e Miyazaki. 

Como há previsão dos tsunamis continuarem até a tarde de segunda-feira, Shimoyama pediu à população que não se aproxime da costa ou das margens dos rios até que o alerta seja suspenso. Explicou que os tsunamis de 50 a 60 centímetros são perigosos, portanto, é preciso ficar atento. Se ocorrer de um metro de altura, pode colocar vidas em risco.

Até o momento não há relatos de danos humanos. Mas, em Hachiojima, um barco virou e foi levado do porto de pesca, por causa do tsunami. A pessoa que o publicou informou que outros 3 barcos sofreram danos. Veja o post no X, abaixo.

~Atualização~ A AMJ suspendeu o alerta de tsunami, ao meio-dia de segunda-feira, mas informou que é possível que a alteração do nível da maré continue. Por isso, pede que não vá pescar ou nadar na costa.

Além disso, como há possibilidade de ocorrência de outros terremotos na mesma área, recomenda-se cautela nos próximos dois dias.

Fontes: NHK e News Digest

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Policiais em Nagasaki agora têm permissão para usar óculos escuros

Publicado em 9 de outubro de 2023, em Sociedade

Enquanto policiais na província nunca havia sido proibidos antes de usar óculos escuros, eles evitavam há muito tempo por medo de parecerem intimidadores para os residentes.

O aval oficial para uso de óculos escuros ocorreu em 19 de setembro para aqueles que dirigem carros de patrulha (ilustrativa/banco de imagens)

A polícia na província de Nagasaki deu luz verde para que seus oficiais usem óculos escuros, escolhendo focar em proteger a saúde e segurança do que a aparência.

Publicidade

Enquanto policiais na província nunca havia sido proibidos antes de usar óculos escuros, eles evitavam há muito tempo por medo de parecerem intimidadores para os residentes.

O aval oficial para uso de óculos escuros ocorreu em 19 de setembro para aqueles que dirigem carros de patrulha, dentre outros, após policiais terem se queixado que tinham problemas ao conduzir veículos devido à claridade e disseram que queriam proteger seus olhos de raios ultravioleta.

“Começamos isso para prevenir acidentes durante patrulhamento e reduzir danos à saúde dos olhos. Esperamos que o público compreenda”, disse Yoshiteru Oba da divisão de negócios da polícia comunitária da Polícia da Província de Nagasaki.

A Polícia da Província de Toyama, similarmente, permitiu o uso de óculos escuros pelos seus oficiais na seção de tráfego em julho.

Policiais em Nagasaki usando óculos escuros (Polícia da Província de Nagasaki via Japan Today)

Fonte: Japan Today

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão