O pau-Brasil é considerado árvore nacional e as flores do ipê, de várias cores, são consideradas flor nacional. Por isso, essa árvore foi a escolhida para ser plantada no Canal Park em Naka-ku, cidade de Yokohama (Kanagawa), para comemorar os 115 anos de imigração japonesa no Brasil.
O evento foi organizado pela ONG Brasil Solidário, com sede na mesma cidade, formado por pessoas que trabalharam e viveram no Brasil.
Gustavo Fortuna, da Embaixada do Brasil no Japão, foi um dos convidados. “O ipê tem a força para resistir às tempestades e à seca. Sua longevidade simboliza a amizade entre nossos dois países”, disse Fortuna. Junto com outras pessoas presentes, pegou uma pá e derramou terra sobre as raízes de um dos ipês.
Segundo um porta-voz da ONG, existem fortes laços entre Yokohama e o Brasil, já que o porto da cidade foi um dos locais de partida dos navios com imigrantes, com destino à América do Sul, incluindo a terra brasileira. “Que o ipê se torne um novo símbolo que conecte Yokohama e o Brasil”, disse o presidente Tatsuya Saito.
“Diz-se que há aproximadamente 1,9 milhão de nipo-brasileiros, descendentes de muitos que deixaram o porto de Yokohama”, destacou, informando que são frutos de cerca de 250 mil japoneses que cruzaram os mares. Disse que gostaria que os brasileiros residentes no Japão visitassem o local para apreciar os ipês.
O ipê tem algo em comum com a tão apreciada sakura (flor da cerejeira), pois ele também floresce cachos nos galhos aparentemente secos, sem as folhas.
Fontes: Kanagawa Shimbun, Tokyo Shimbun e TV Kanagawa