Segundo a reportagem feita pelo Sankei Shimbun, o número de pertences confiscados na inspeção do Aeroporto Internacional de Kansai (KIX) vem aumentando rapidamente.
O mais comum no Terminal 2 do KIX é o isqueiro. Os passageiros podem levar um pequeno, mas há quem tenha mais de um na bolsa. Nesse caso, são confiscados e o número chega a cerca de 240 unidades por dia, tanto no pré-embarque de voos nacionais quanto internacionais.
Um outro produto que os passageiros levam sem saber que não passam no controle é a chapinha para cabelo, do tipo sem fio, com bateria de íons de lítio. Esse tipo de bateria gera calor, com risco de incêndio. Para poder levar um dispositivo usando essa bateria, a capacidade nominal deve ser de 160Wh ou menos. Se for apresentada desmembrada do dispositivo pode ser de até 300Wh.
No caso de ter uma chapinha com bateria removível, para ser verificada, pode passar. Segundo a matéria, são confiscadas uma média de 64 unidades por dia, incluindo os carregadores portáteis para smartphone.
Quais são os produtos com restrição
Do ponto de vista da prevenção do terrorismo e de acidentes a bordo das aeronaves, os itens que podem ser considerados mercadorias perigosas ou armas são estipulados pelas regras internacionais e pela legislação da aviação da Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO). Portanto, canivetes, tesoura, lâmina, chave de fenda e até produtos cosméticos são alvos de confisco. Para passar com os cosméticos devem ser colocados em frascos transparentes de até 100ml cada.
Caso a tesoura ou outro objeto cortante tenha até 6 centímetros passa. Mas, os demais considerados perigosos como espada japonesa, guarda-chuva com arma embutida e outros, não passam.
Para ver a explicação do Ministério da Terra, Infraestrutura, Transporte e Turismo do Japão (MLIT) sobre a chapinha e o secador de cabelos, em inglês, toque aqui.
Antes de arrumar as malas, sejam despachadas ou para levar como bagagem de mão, confira os itens permitidos e os proibidos. Como está em japonês, use um tradutor.
Fontes: Sankei e MLIT