A polícia na província de Osaka registrou um aumento no uso indevido de contas bancárias e outras de cidadãos estrangeiros em fraudes por telefone, quase triplicando nos últimos 3 anos.
Tais casos de fraude na província, segundo a polícia, vêm aumentando no ritmo mais rápido já registrado. Eles identificaram 2.051 casos desde o início deste ano até o fim de setembro. Os danos em decorrência desses extravios equivaleram a cerca de US$18 milhões.
Eles disseram que cerca de 1,6 mil contas confirmadas usadas para receber dinheiro fraudulento, 312, ou 20%, tinham nomes estrangeiros.
Fontes investigativas disseram que as nacionalidades de estrangeiros são diversas, com um sobrenome vietnamita sendo o mais predominante, contando por 50 casos.
A polícia disse que as contas foram abertas em instituições financeiras em todo o Japão.
Há suspeita de que o crescimento no número de contas de cidadãos estrangeiros usadas em casos de fraude pode estar ligado à prática ilegal de comprar e vender contas, envolvendo possivelmente estudantes estrangeiros ou estagiários que saem do Japão.
Tais contas teriam sido comercializadas na mídia social por várias centenas de dólares cada.
A polícia está intensificando esforços para reprimir as transações. Ela também está pedindo ao público, principalmente aos idosos, que não siga instruções pelo telefone para transferir dinheiro a contas de cidadãos estrangeiros.
Fonte: NHK